Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

domingo, 28 de outubro de 2012

SRI GANESHA - UM EXU NA ÍNDIA?



Uma deidade hindu chama muita atenção do adepto umbandista: Ganesha! *Ele é considerado o senhor dos caminhos e dono das oportunidades, qualidades que o colocam ao lado do Orixá Exu(Eshu). Algumas pessoas até dizem que Ganesha é o Exu da Índia. Afinal, quem é a deidade Ganesha? Ganesha é uma das mais conhecidas e veneradas deidades da religião hindu. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati e é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato.*(Grifo meu, achei muito interessante o link estabelecido pelo autor do texto, pois confesso-lhes nunca ter pensado nisto e realmente tem sentido, pois Exu é o senhor dos caminhos, tanto na qualidade de Orixá do Candomblé, quanto da qualidade Exu Guardião da Lei na Umbanda.) Anna Cirene Aguyrre



O rato tem intrigado os simpatizantes de Ganesha. Um elefante montado num rato? Contudo, o roedor é um símbolo importante e significa a capacidade do deus em resolver os problemas rapidamente, penetrando em todos os lugares e driblando todas as situações. Nada é impossível para Ganesha
O deus com rosto de elefante é uma deidade muito amada e frequentemente invocada, já que é o deus da boa fortuna quem proporciona prosperidade e também o destruidor de obstáculos de ordem material ou espiritual.


A presença de Ganesha é invocada antes de iniciar qualquer tarefa (por exemplo, viajar, prestar uma prova, realizar negócios, uma entrevista de trabalho) com mantras como: Om Shri Ganeshaya Namah (salve o nome de ganesha), ou similares. 

Outra pergunta muito feita sobre ele é: como ele obteve sua cabeça de elefante?

“Uma vez, quando sua mãe Parvati queria tomar banho, não havia guardas na área para protegê-la de alguém que poderia entrar na sala. Então ela criou um ídolo na forma de um garoto, esse ídolo foi feito da pasta que Parvati havia preparado para lavar seu corpo. A deusa infundiu vida no boneco, então Ganesha nasceu. Parvati ordenou a Ganesha que não permitisse que ninguém entrasse na casa e Ganesha obedientemente seguiu as ordens de sua mãe. Dali a pouco Shiva retornou da floresta e tentou entrar na casa, Ganesha parou o deus. Shiva se enfureceu com esse garotinho estranho que tentava desafiá-lo. Ele disse a Ganesha que ele era o esposo de Parvati e disse que Ganesha poderia deixá-lo entrar. Mas Ganesha não obedecia a ninguém que não fosse sua querida mãe. Shiva perdeu a paciência e teve uma feroz batalha com Ganesha. No fim, ele decepou a cabeça de Ganesha com seu Trishula (tridente). Quando Parvati saiu e viu o corpo sem vida de seu filho, ela ficou triste e com muita raiva. Ela ordenou que Shiva devolvesse a vida de Ganesha imediatamente. Mas, infortunadamente, o Trishula de Shiva foi tão poderoso que jogou a cabeça de Ganesha muito longe. Todas as tentativas de encontrar a cabeça foram em vão. Como último recurso, Shiva foi pedir ajuda para Brahma que sugeriu que ele substituísse a cabeça de Ganesha com o primeiro ser vivo que aparecesse em seu caminho com sua cabeça na direção norte. Shiva então mandou seu exército celestial para encontrar e tomar a cabeça de qualquer criatura que encontrarem dormindo com a cabeça na direção norte. Eles encontraram um elefante moribundo que dormia desta maneira e após sua morte, tomaram sua cabeça, e colocaram a cabeça do elefante no corpo de Ganesha trazendo-o de volta à vida. Dali em diante ele é chamado de Ganapathi, ou o chefe do exército celestial, que deve ser adorado antes de iniciar qualquer atividade” (Wikipedia).

Como invocar Ganesha?


Uma boa atitude é a repetição de um de seus mantras. O mais utilizado é Om Shri Ganeshaya Namah, mas você também pode usar Om Gam Ganapataye Namah. Se você quiser fazer uma oferenda, uma boa e simples leva incenso de sândalo, velas amarelas, flores da mesma cor e doces. Os mantras também servem como oferendas. Neste caso, faça uma “guirlanda de mantras”, ou seja, repita um mantra de Ganesha 108 vezes ou mais (324, 540 ou 1000). Para cada mantra mentalize uma flor que é colocada aos pés dele. 

Embora predomine em Ganesha este lado “bonzinho”, não esqueça que ele é filho de Shiva, a deidade renovadora e destruidora do Universo. Por isso pedimos a ajuda de Ganesha em situações tensas, onde as forças malignas estão nos prejudicando. Os demônios e outros espíritos maus ficam aterrorizados na presença de Ganesha. Basta invocar seu mantra e imaginar a deidade diante ou acima de você.

Quando a vida fica fria, confusa e não sabemos para onde ir, também invocamos Ganesha. O senhor dos caminhos conhece todas as vias, certo? Logo, ele sabe o caminho melhor ou mais adequado para cada um de nós. Repita o mantra Om Vinayakaya Namah, 108 vezes durante quarenta dias e ofereça uma vareta de incenso de sândalo pela manhã para Ganesha.

Se você sentir uma grande afinidade com Ganesha, coloque a imagem dele em sua casa ou faça um altar. Se montar um altar, o ideal é que seja somente dedicado a ele. Use uma toalhinha amarela, ponha flores perfumadas, incenso, água pura e doces. A água deve ser trocada todo o dia. Se colocar somente a imagem em sua casa, ela deve estar em um lugar limpo e sempre perto da porta da entrada da casa.

 Nota do autor: Recursos didáticos: utilizei para este artigo algumas boas compilações da internet. No Wikipedia você pode encontrar mais sobre Ganesha. Dê uma olhada em: Ganesha: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganexa
Outro recurso interessante é o YouTube. Digite Ganesha Mantra, Ganesha Bhajan ou Ganesha Aarti, para mantras, canções e rituais. A Madras Editora tem divulgado a imagem de Ganesha em seu logotipo e importantes publicações. Leia: “Mitologia Hindu” de Aghorananda Saraswati, “Deuses e Deusas Hindus – Sua hierarquia e outros assuntos sagrados” de B.K. Chaturvedi e Suresh Narain Mathur.

Que Ganesha nos dê sempre muita sorte e fortuna!

Escrito por Edmundo Pellizari publicado originalmente na apostila do ICA (Colégio Umbanda Sagrada)

 Hinduismo o Místico e Sagrado é uma coluna do blog Autoconhecimento & Liberdade que fala sobre a espiritualidade o misticismo e o esoterismo encontrado dentro desta rica religião Indiana. Da autoria de PH Alves. 

Um comentário: