PERGUNTA: Se são apenas energias manipuladas com forma definida, como essa
energia atua no corpo astral dos médiuns?
VOVÓ MARIA CONGA: Não atua diretamente no corpo astral, e sim no complexo astral,
etérico e físico. Por meio da proximidade com a
aura do médium, tal como uma junção, obtemos um tipo de catalisador para
movimentar o ectoplasma, direcionando-o aos consulentes, para as curas.
Esse fluido é o mais importante utilizado. Observem os filhos,
que é preciso o fluido animal humano; se fosse o contrário, se dispensaria os
médiuns da maioria dos trabalhos.
PERGUNTA: Há espíritos reencarnantes que também se apresentam como
exus, como guardiões das leis ou auxiliares nos trabalhos de caridade,
auxiliando na limpeza e "captura" dos espíritos trevosos que estão
atuando sobre suas vítimas, encarnadas ou não?
VOVÓ MARIA CONGA: Essa situação não ocorre
somente com os ditos exus, mas igualmente com os pretos velhos, caboclos e
crianças. A Umbanda tem uma organização rígida no Astral quanto à forma de
apresentação dos espíritos que evoluem sob a égide do seu movimento. Há um
preparo sólido para que uma entidade tenha direito a um aparelho mediúnico, nos
centros de formação e escolas do Astral regidos pela Umbanda. É uma maneira abençoada de
evoluir em grupo, por meio das ligações ancestrais entre encarnados e
desencarnados; estabelecem-se as condições de afinidade vibratória para que
ambos aliviem seus débitos de outrora. O caboclo, o pai
velho e os exus evoluem enquanto aguardam seu momento de reencarnar, pois a
caridade prestada do Astral para a Terra, por seus aparelhos, conta pontos no
esquema evolutivo traçado para ambos. Permanece a imposição do ciclo
carnal, mas há uma expansão das consciências rumo ao despertamento amoroso,
prerrogativa da benevolência de Deus por todos os seus filhos.
PERGUNTA: Lembrando do Exu das Sete Encruzilhadas*, que na
verdade era Kalamy, o venusiano que veio ajudar o desenvolvimento da Aumbandhã
(3), ele teria usado a energia do agente mágico escolhido, como um veículo ou
aparelho. Seguindo esse raciocínio, todos os exus teriam por trás de si um
outro espírito, atuando eles próprios de forma passiva? * Grifo meu.( Aqui não se está falando
do Caboclo das Sete Encruzilhadas e
sim do Agente Mágico, Exu das Sete Encruzilhadas).Anna
VOVÓ MARIA CONGA: Não consideremos de maneira passiva, o que nos parece menos
benfeitor. O "ter" um espírito por trás não desmerece a caridade, que
deve vir acompanhada da verdadeira intenção de auxílio ao próximo, tão bem
personificado no exemplo do Cristo-Jesus. É sabido que o Divino Mestre nunca atuou
sozinho, tendo uma plêiade de espíritos benfeitores que o auxiliaram e outra
enormidade sob o seu comando mental, por tratar-se de entidade sideral de alta
envergadura.
Há de ficar
claro que nenhum espírito faz qualquer coisa sozinho, pois o "estar junto
e em grupo" faz parte do amor que a todos une num mesmo ideal crístico. Há entidades no grau de
chefes de legião que atuam como procuradores das vibrações de exus, tendo
comando sobre os chefes de falanges, de grupamentos, colunas, entre outras
formas de organização. Essa hierarquia não os coloca como melhores ou maiores
do que qualquer outro irmão. É uma maneira de aglutinar em conformidade com a
responsabilidade de cada entidade, não de demonstrar superioridade; todos são
ativos no trabalho em prol do bem da humanidade.
Obs: - Vide a obra
"Baratzil - A Terra das Estrelas" (Editora do Conhecimento), de Roger
Feraudy, que narra a vida dessa entidade, dos instrutores de Vênus e sua
intervenção no planeta, e a história ancestral de civilizações no solo
brasileiro.
PERGUNTA: Uma das funções dos exus seria também bloquear a passagem das
energias ruins das camadas inferiores da crosta do planeta para fora ou para
planos superiores?
VOVÓ MARIA CONGA: exu enquanto energia, agente mágico dos orixás, responde entre
tantas outras funções, como instrumento de higienização planetária, como se
fossem exaustores que são ligados para renovar o ar. Energias ruins e densas não passam para
planos superiores, que são mais sublimados e rarefeitos. Nesses casos, não há
finalidade na atuação dos agentes mágicos, já que a própria diferença de
densidade das energias em questão serve como delimitadoras das suas
movimentações. Uma barra de gelo não flutua nos céus igual às nuvens, embora os
princípios ativos de ambas sejam idênticos.
PERGUNTA: Se os exus são os "operadores" de toda energia de magia,
toda magia, boa ou não, necessariamente se passa através deles? Os magos negros se
utilizariam desses seres para seus propósitos?
VOVÓ MARIA CONGA: As energias dos exus estabelecem a justiça e o equilíbrio
cármico. Disso se conclui que, originalmente, não são nem bons nem maus, pois
são consequência das ações individuais. Alguns
magos negros, de grande poder mental, manipulam essas energias cósmicas para o
mal, distorcendo o livre-arbítrio e os merecimentos, mas temporariamente. Por
um mecanismo de retorno, atemporal no entendimento dos filhos, chegará um
momento existencial desses irmãos em que toda essa energia manipulada para o
mal voltará a eles multiplicada, pois foge-lhes ao controle a repercussão do
mal causado a outrem, que por sua vez prejudicará um terceiro, como ondas
sucessivas causadas por uma pedra lançada ao lago.
Quando
submetidos aos tribunais divinos que conseguem "quantificar" os seus
carmas negativos, gerados por essas ações nefastas, dentro dos princípios das
Leis de Causa e Efeito, uma grande parte aceita se "educar"na Umbanda
e atuar como exu, entidade exatamente naquela vibração energética em que mais
fizeram o mal no campo da magia negra, mas agora direcionada para o bem e de
acordo com os ditames da justiça e do amor.
PERGUNTA: Parece-nos inusitado e incomum. Qual a finalidade desses
"artificiais" e formas-pensamentos manipuladas pelos magos negros?
VOVÓ MARIA CONGA: Ao contrário, são mais comuns do que os filhos pensam. Imaginem
um esposo que se vê enfeitiçado por despacho de aluguel, soberbamente
remunerado para um médium despachante de organização tenebrosa do Astral
Inferior encomendado por amante abandonada. Por meio de rituais e invocações próprias, e com a freqüência
vibratória do alvo da magia funesta, conseguida em usada peça de roupa íntima
obtida pela mandante com o objeto do seu "amor" , um mago negro do
Além impõe intenso rebaixamento vibratório no campo magnético do esposo infiel.
A partir daí,
imantam-lhe uma forma-pensamento, um "artificial" de sensual mulher,
manipulada para que fique parecida com a parceira dos descalabros sensuais na
carne.
Rotineiramente,
toda a noite durante o sono físico, o pobre incauto se verá desdobrado e em
êxtase de prazer com esse robô, à semelhança dos movimentos humanos da
concubina renegada, mas em intensificado processo de vampirização fluídica e
perturbação do discernimento. Como se
fosse um boneco hipnotizado, louco personagem, esse pai de família deixará a
esposa fiel, os filhinhos e o lar amigo, em insensata e desvairada aventura
amorosa extraconjugal, enfrentando a tudo e a todos para satisfazer
os instintos animalescos elevados ao descontrole pelo "artificial"
que nunca se satisfaz.
Continua...(penúltima parte)
(Do Livro “EVOLUÇÃO NO PLANETA AZUL” Ramatís e
Vovó Maria Conga/Norberto Peixoto – Editora do Conhecimento)
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