Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.
E disse a Terra: Eu porei as melhores forças de minhas entranhas e alimentarei suas raízes.
E disse a Água: Eu porei as melhores linfas de meus seios e farei crescer sua haste.;
E disse o Ar: Eu porei minhas melhores brisas e tonificarei a planta.
E disse o Fogo: Eu porei todo o meu calor para dar às suas corolas as mais formosas cores.
E assim surgiu a mais bela flor, a Flor de Lótus!
Terra, água, ar e fogo = as raízes, a haste, as folhas e as flores.
O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha.
Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana.
A flor-de-lótus (Nelumbo nucifera), também conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é uma planta da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia, principalmente).
Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas, e quando desabrocha mostra toda a sua beleza e força, abrindo as flores brancas imaculadas.
No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.
A imagem da flor de lótus simboliza elevação e expansão espiritual. É difícil encontrar um país da Ásia onde o lótus não seja considerado sagrado.
Cultivada em áreas alagadas, a flor de lótus brota com facilidade em praticamente toda a Ásia.
Ela pode ser cultivada em vasos imersos, lagos, espelhos d’água ou tanques de jardim. Por ser uma planta aquática, dispensa regas e requer adubação apenas uma vez por ano.
Precisa de sol pleno a maior parte do dia e é muito sensível a geadas. Sua haste, muito comprida, pode alcançar mais de
Na Índia, a imagem da flor está relacionada à criação do universo. Repare nas gravuras indianas, os deuses costumam aparecer sentados ou em pé sobre a flor, como é o caso das representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.
Você também já deve ter ouvido falar da posição de Lótus na Yoga. A pessoa se senta com as pernas cruzadas e entrelaçadas, mantendo a coluna ereta e as mãos pousadas sobre os joelhos.
Muitos monges e budistas em práticas meditativas imaginam flores de lótus surgindo debaixo de seus pés enquanto andam, assim estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.
A flor é enigmática até para a ciência. Há algumas curiosidades sobre a planta pesquisadas pela botânica que procura descobrir, por exemplo, porque as folhas da flor de lótus são autolimpantes, repelindo poeira e microorganismos.
Sem palavras lindo, lindo, lindo.
ResponderExcluirUm grande aprendizado.
Beijos.
Olá Cledy mais uma vez obrigado pelo teu carinho. E temos mesmo muito a aprender com essas lindas emanações divinas que são as flores de lótus. Bjs
ResponderExcluir