A previsão a seguir se dá de acordo com os ritos da Nação e/ou Batuque aqui no Rio Grande do Sul principalmente em Porto Alegre, que sempre difere dos outros estados, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste no Brasil, mais especificamente São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Pelo menos para este ano de 2015, meu Amado Pai Ogum é unanimidade.(Anna Aguyrre)
ORIXÁ OGUM - Imagem Claudia Krindges -
arte e montagem imikimi (conforme rodapé da foto)
Nas religiões
afrobrasileiras, são tradicionais as previsões neste período próximo
da mudança de ano. Pelos búzios, babalorixás costumam consultar
os orixás a respeito do período que se avizinha. Mas, mesmo antes de
qualquer previsão feita por esse método, eles já apontam as influências,
baseados nos orixás regentes.
Danilo de Andrade, o Pai Danilo de Oxalá, 63 anos, que está na religião (Batuque) desde os sete anos de idade e é babalorixá desde os 17, prevê 2015 como um ano equilibrado.
– Esse será um ano da Falange de Ogum (São Jorge no sincretismo com a Igreja Católica) e Iansã (Santa Bárbara). Se fossem só eles, seria um ano de guerra e de broncas, pois são dois guerreiros. Mas, como Oxum e Iemanjá vêm junto, tende a ser tudo melhor – explica.
O babalorixá destaca ainda que, pela crença do Batuque, não será nada bom para quem mente, é falso ou debochado:
Danilo de Andrade, o Pai Danilo de Oxalá, 63 anos, que está na religião (Batuque) desde os sete anos de idade e é babalorixá desde os 17, prevê 2015 como um ano equilibrado.
– Esse será um ano da Falange de Ogum (São Jorge no sincretismo com a Igreja Católica) e Iansã (Santa Bárbara). Se fossem só eles, seria um ano de guerra e de broncas, pois são dois guerreiros. Mas, como Oxum e Iemanjá vêm junto, tende a ser tudo melhor – explica.
O babalorixá destaca ainda que, pela crença do Batuque, não será nada bom para quem mente, é falso ou debochado:
– Ogun e Iansã não admitem que zombem – diz.
Com, base nos orixás que, segundo as religiões afrobrasileiras, vão reger o ano, a tendência é que nos primeiros meses ocorram discórdias, principalmente na área política, mas que, com o passar do tempo, a situação se acomode.
Orixá Iansã
O ano que está terminando foi regido pelo orixá Xapanã (no sincretismo, São
Lázaro e São Roque). Para as religiões afros, a tendência era de que fosse um
período ao mesmo tempo da saúde e das doenças.
Xapanã faz com que os problemas de saúde que estiverem programados no processo cármico de cada um se manifestem. E também cobra o pagamento dos débitos do passado. Por isso, quem estava em dívida no astral, foi cobrado neste ano de Xapanã – argumenta Danilo. De acordo com o Babalorixá, a ascensão do ebola foi uma das consequências.
Xapanã faz com que os problemas de saúde que estiverem programados no processo cármico de cada um se manifestem. E também cobra o pagamento dos débitos do passado. Por isso, quem estava em dívida no astral, foi cobrado neste ano de Xapanã – argumenta Danilo. De acordo com o Babalorixá, a ascensão do ebola foi uma das consequências.
Para a virada do ano,
Danilo de Oxalá recomenda que os fiéis façam oferendas aos orixás que, de
acordo com as religiões afrobrasileiras, vão reger 2015.
– Mas não adianta nada fazer oferenda, fazer pedidos se não tiver muita fé – destaca ele.
– Mas não adianta nada fazer oferenda, fazer pedidos se não tiver muita fé – destaca ele.
Quem estiver perto do mar, pode jogar rosas vermelhas para Iemanjá, despejar meia garrafa de espumante branco, sem álcool, e beber o restante.
– É importante que não sejam deixados vidros ou matanças (de animais) no mar – destaca Danilo.
Oferendas
* Ogum: um churrasco com costela de sete ossos, farofa e mel por cima, em
uma bandeja coberta por folhas de papel verde, vermelha e branca.
* Iansã: abacaxi e rodelas de batata doce fritas no mel, em uma bandeja
com papel vermelho e branco.
* Oxum: canjica amarela com quatro ou oito quindins, numa bandeja com
folha de papel amarela.
* Iemanjá (juntar com Oxalá): canjica branca, coco e merengue, numa
bandeja com folha de papel branca, e outra bandeja com melancia, sobre uma
folha de papel azul.
ORIXÁ IEMANJÁ - Imagem Claudia Krindges
Orixás regentes
* Xapanã: orixá da saúde e das doenças. No sincretismo com a Igreja
Católica, corresponde a São Lázaro e a São Roque. Cores: vermelho e
preto.
2015
ORIXÁ OXUM - Imagem Claudia Krindges
* Ogun: guerreiro, é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo. É um
lutador que defende a lei e a ordem. No sincretismo, é São Jorge. Cores:
vermelho, verde e branco.
* Iansã: também é guerreira, a orixá das lutas e conquistas, ventos
e tempestades e bonança. Corresponde a Santa Bárbara. Cores: vermelho e branco.
* Oxum: dona do ouro, da paz, do amor e da misericórdia. No
sincretismo, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. Cor:
amarelo.
* Iemanjá: Rainha do mar. Corresponde a Nossa Senhora dos
Navegantes. Cor: azul
Fonte: Diário Gaúcho
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