A
aromaterapia é a ciência que prega o uso de aromas nos mais diversos
tratamentos, que têm por objetivo o alcance do bem-estar físico e mental. Os
aromas são provenientes dos óleos essenciais - substâncias aromáticas naturais
extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Inalados, aplicados ao
corpo por meio de massagens, compressas ou escalda-pés, eles restauram as
energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e
espírito.
GERÂNIO
O óleo essencial de gerânio, por exemplo, é excelente para mulheres no
climatério ou na menopausa por ser considerado um fito-hormônio. Traz bastante
alívio para os incômodos comuns deste período.
A depressão pode ser vencida com a ajuda de um poderoso óleo essencial: a
lavanda. Ele é utilizado para combater, além da depressão, insônia, tensão e
cansaço. Uma gota do óleo no travesseiro pode ajudar a relaxar, assim como
colocá-lo em aromatizadores ou borrifar, sob forma de spray, nos ambientes. A
lavanda também traz benefícios estéticos. É excelente para a pele. Também pode
ser utilizada para desinfetar cortes e arranhões. Para aliviar queimaduras,
basta aplicá-lo sobre o local afetado, já que é um dos únicos óleos essenciais
que podem ser usados topicamente sem veículo carregador e diluição.
EUCALIPTO-HORTELÃ PIMENTA-GENGIBRE
Para combater dores musculares, a aromaterapia também tem resposta.
Hortelã-pimenta, gengibre e eucalipto, diluídos em óleo vegetal de andiroba ou
copaíba - poderosos anti-inflamatórios - trazem bastante alívio. É uma dica
também para quem sofre de fibromialgia, artrite, artrose, tendinite, joanetes e
lesões por esforço repetitivo.
ARTEMÍSIA, ERVA FEMININA
Em
grego artemísia significa integridade e boa saúde. Ela é a erva da mulher, pois
ajuda a recompor a força feminina, reforça a sensibilidade e fortalece o
aparelho genital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual e
alivia as cólicas. Seu nome é oriundo da deusa grega Artemis, que era a
protetora dos partos. A Artemísia também promove uma limpeza profunda nas
toxinas físicas e energéticas, sendo uma excelente erva para banhos de limpeza.
No Brasil ela também é conhecida como Cânfora de Jardim, mas se difere em
propriedades da Cânfora (árvore).
LARANJA DOCE: ÂNIMO E
ALEGRIA
A Laranja Doce (Citrus Sinensis Dulcis) se difere em propriedades da laranja comum. Em terapia é usada como uma fonte inigualável de calor, alegria e bom humor, trazendo ânimo e vibração positiva. Trazida ao Mediterrâneo da Ásia na época das Cruzadas, a laranja doce usada hoje para extração do óleo essencial vem da Sicília, Israel, Espanha e Estados Unidos. São óleos ricos em vitaminas A, B e C, em flavonoides e em minerais, com ação anticoagulante, digestiva, tônica e estimulante do apetite. Seus benefícios terapêuticos incluem ainda o controle da ansiedade, combate à depressão, stress, tensão e palpitação. É usado em aromaterapia para despertar a criatividade, promover a coragem e diminuir preocupações, despertando a alegria.
SÁLVIA, PROTEÇÃO E LIMPEZA
Na aromaterapia, o óleo essencial de sálvia é usado como antioxidante, estimulante, tônico e, principalmente, desinfetante e adstringente. É indicado para ativar os sentidos, a memória e para fortalecer os nervos. Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A sabedoria popular lhe consagrou o lugar de erva de proteção e limpeza e, por isso, é muito usada para defumação e para compor o vaso de sete ervas. Nas regiões semi-áridas da Califórnia, existe uma variedade especial conhecida como Sálvia Branca (foto), muito usada pelo xamanismo para fins espirituais e medicinais. A palavra Sálvia vem do latim "salvea", que quer dizer salvação.
CANELA, GRANDE ALIADA DA
SAÚDE
A canela tem enormes propriedades e benefícios para nossa saúde e ajuda no tratamento de diversas doenças. A canela possui propriedades carminativas, antiulcéricas e estomacais. Graças aos azeites essenciais que contêm certas propriedades que dissolvem melhor os alimentos, estimulam a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão. Por isto, ajuda a combater a aerofagia, as digestões difíceis a acidez e estimula o apetite.
Também são conhecidas suas propriedades contra as doenças respiratórias pela sua riqueza em propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias, sendo especialmente indicados contra a bronquite, os resfriados e a tosse.
ALECRIM: REVITALIZANTE
Se você não sabe qual aroma escolher, vá de alecrim. Essência de mil e uma
funções: é estimulante, favorece a atividade mental, estimula a memória,
melhora o ritmo cardíaco, é bom para os nervos, o stress e ansiedade.
Como chá também é revigorante. De sabor um pouco amargo tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental. Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas. Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse.
Como chá também é revigorante. De sabor um pouco amargo tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental. Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas. Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse.
HORTELÃ-VERDE
A Hortelã-verde (Mentha spicata), também conhecida como hortelã-das-hortas, hortelã-comum, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos ou simplesmente hortelã, é uma planta herbácea perene, da família Lamiaceae (Labiadas), atingindo 30–100 cm. Existem inúmeras variedades cultivadas.
É uma planta originária da Ásia, mas há muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem diferentes condições climáticas, desde que não falte água. Em climas frios pode perder as partes aéreas no Inverno, sobrevivendo através dos seus rizomas, que só morrem se o solo congelar completamente.
Usos
É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.É uma das plantas mais usadas do mundo
É também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. De entre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante, estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremoneres nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã é um ótimo calmante.
Em geral usa-se o óleo essencial ou uma infusão das folhas e sumidades floridas.
Fonte: Internet diversos
Nenhum comentário:
Postar um comentário