Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

terça-feira, 3 de setembro de 2019

RITUAL DE GANESHA




Todo ano, a Índia dedica 10 dias para celebrar GANESHA, a divindade da Criatividade e Prosperidade, o Senhor absoluto que remove os obstáculos da vida de todos.
Os festivais de Ganesha são realizados no quarto dia da Lua Crescente no mês de Bhadrapada (agosto ou setembro, dependendo do ano). E também no aniversário de Ganesha, celebrado do quarto dia da Lua Crescente do mês de Magha (janeiro ou fevereiro).
Em 2018, o Festival ou Chaturthi de Ganesha começará no dia 13 de setembro e terminará em 23 de setembro. Nesses 10 dias, deve-se escolher três dias para realizar o Ritual de Lord Ganesha que descrevo abaixo.

Material Necessário:

§ Uma estatueta de Ganesha ou de um elefante;
§ Pacotinho de incenso de sândalo (palitos);
§ Um potinho (tipo xícara de cafezinho) com arroz cozido só na água (sem tempero algum);
§ Um potinho com balinhas de coco e jujubas
§ Um potinho com 9 moedas
§ Flores amarelas e vermelhas (naturais ou artificiais);
§ 1 vela amarela;
§ 1 vela vermelha;
§ 1 vela laranja
§ Papel e lápis.


Primeiro dia:

1) Prepare um pequeno altar, enfeite-o com um paninho e coloque Ganesha sobre uma peanha (um pequeno pedestal) ele deve ficar mais alto que as oferendas;

2) Ofereça-lhe as flores, as moedas, o docinho e o arroz;

3) Acenda o incenso de sândalo;

4) Faça uma reverência para a estatueta, com as mãos postas (dedos encostados na testa).

Diga em voz alta:

ALEGRE-SE, POIS ESTA É A HORA DE GANESHA!
O SENHOR DOS OBSTÁCULOS VEM LIBERADO PARA SEU FESTIVAL.
COM A SUA AJUDA, EU E MINHA FAMÍLIA SEREMOS BEM SUCEDIDOS.
EU O SAÚDO, GANESHA!
TODOS OS OBSTÁCULOS NA NOSSA VIDA SERÃO REMOVIDOS!
EU ME REGOZIJO EM SUA PRESENÇA, GANESHA.
BOA SORTE E NOVOS COMEÇOS FLUEM PARA MIM E MINHA FAMÍLIA.
EU O EXULTO, GANESHA!
EU ME REGOZIJO POR BOA SORTE E MUDANÇAS VINDOURAS NA NOSSA VIDA.

5) Em seguida, ACENDA as tres velas (a amarela, laranja e a vermelha);

6) Concentre-se em Ganesha e diga a ele quais são os obstáculos que estão obstruindo o seu caminho para o sucesso;

7) Concentre-se, verdadeiramente, com toda a sua atenção. Tente perceber o que a sua intuição lhe diz. Examine se os obstáculos são reais ou se, inconscientemente, você mesmo os está criando. Você poderá sentir que surge um novo caminho para ser trilhado;

8) ESCREVA no papel o que você gostaria de ver realizado e, depois, ponha o papel embaixo da estatueta, e diga:

ALEGRE DEUS DA CRIATIVIDADE,
AMADA E DILIGENTE DIVINDADE,
PROSPERIDADE, PAZ, SUCESSO.
EU PEÇO QUE COM ISSO ABENÇOE
A VIDA DE TODOS DA MINHA FAMÍLIA
E MOVA A RODA DA VIDA,
FAZENDO-NOS SENTIR MUDANÇAS POSITIVAS.

9) Faça novamente uma reverência, com as mãos na mesma posição;

10) APAGUE as velas e deixe o incenso se consumir.


Segundo Dia:

1. Acenda o incenso;

2. Faça a reverência e a primeira prece;  
  
3. Acenda as velas;

4. Concentre-se em Ganesha e repita para ele quais os obstáculos que precisam ser removidos;

5. Faça a segunda prece, seguida da reverência.

6. Apague as velas e deixe o incenso se consumir.

Terceiro Dia:

Repita os 5 primeiros itens do segundo dia, e deixe as velas queimarem até o fim e o incenso também. Em seguida:

a) As moedinhas devem ser colocadas em sua bolsa para serem usadas;

b) As flores naturais, depois de murchas, devem ser jogadas num jardim; se forem artificiais, use-as decorando algum cantinho de sua casa;

c) As balinhas devem ser comidas por você e pessoas mais chegadas;

d) O arroz deve ser colocado num lugar onde aves possam comê-lo;

e) O papel onde você anotou seus pedidos deve ser queimado ao ar livre ou perto de uma janela para a fumaça sair e levar seus pedidos para o Universo.



*Recomendo que a cada um dos dias em que seja feito o ritual sejam entoados os Mantras de Ganesha, especialmente o mantra:

 OM GAM GANAPATAYE NAMAHA
(pronuncie: om gam ganapataie namarrá)


Saudação invocando Ganapati, um dos nomes do Deus Ganesha, para remover todo tipo de obstáculo, seja emocional, material ou espiritual.

 Seu significado numa tradução bem literal seria: "Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal".


É considerado um Mantra muito poderoso e de efeito imediato. Pode ser entoado até nas situações de perigo iminente como risco de assaltos ou em situações de brigas e conflitos nas quais considere-se correr risco de vida.

Anna Cirene Aguyrre
Terapeuta Holística


GANESHA CHATURTHI 2019



Ganesha Chaturthi, (também conhecido como Ganesh Chauth ou Vinayak Chaturthi ou Vinayaka Chavithi/Vinayagar Chaturthi) é um festival hindu comemorado em homenagem ao nascimento de Lord Ganesha.
Em 2019 ele cai em 02 de Setembro, na segunda-feira e termina em Anant Chaturdashi em 12 de setembro na quinta-feira, também conhecido como Ganesh Visarjan,os devotos mergulham o ídolo de Lord Ganesh em um lago ou mar após uma longa procissão de gala pela cidade.


COMEMORADO POR TODA A SOCIEDADE


Ganesha é um filho divino do Senhor Shiva e de Parvati. Ele chamado líder de todos os deuses, e portanto, é adorado primeiro para despertar a consciência. Lord Ganesha governa todos os atributos positivos dentro de nós, portanto adorar Lord Ganesha garante o florescimento de todas as boas qualidades dentro de nós. A alegre ocasião do Ganesha Chaturthi une pessoas de todas as origens. É comemorado em toda a Índia, mas as festividades atingem seu pico em Maharashtra, Telengana e Karnataka. Os maravilhosos ídolos de barro de Lord Ganesha são instalados em casas e em pandals públicos (santuários temporários ou mandapas feitos por pessoas de uma  comunidade ou localidade específica) e cultuados por dez dias.


Ganesha é um Deus muito famoso e adorado em toda a Índia, está presente nas casas, carros, comércio, todos os lugares na Índia que você for, você encontrará um altar para ele. 
Um mês antes já se inicia toda a preparação, preces são feitas em dias marcados na semana onde todos da família se reúnem até o início do festival.
Todos os anos a data para o início do festival é modificada, dependendo do calendário hindu. Na Índia eles se baseiam na astrologia e em sinais para tudo o que fazem. Os astros são sempre consultados.   

  
Modak o doce preferido do Deus Menino Ganesha

Esse festival é passado de geração em geração, por isso ele é tão importante e especial para os Indianos. Todas as famílias se reúnem, montam e decoram seus altares para Ganesha. Colocam flores, fogo, frutas, doces… A comida favorita de Ganesha é chamado Modak. É o tipo de doce que só fazem durante o festival. Algo bem restrito a esse festival é que mulheres menstruadas não podem participar. Ela fica isolada em um quarto da casa quando não tem a opção de ir para outro lugar (outra casa). Ela não pode tocar nas pessoas que estão presentes, não podem tocar nas imagens, não pode tocar na comida. Esse período menstrual é tido como algo impuro e por isso mulheres nesse período menstrual ficam reservadas.

O festival é um momento de confraternização entre as famílias e amigos, pois eles saem visitando os altares em casas diferentes, cantando mantras e fazendo preces. No final das orações eles comem juntos, tudo isso faz parte do ritual.

O Festival termina com a imersão dos ídolos no décimo primeiro dia em um copo de água, rio, lago ou mar. O ídolo é imerso tradicionalmente com extensa fanfarra. Dependendo da tradição e do compromisso, certos lares ou pandals celebram este festival por um dia e meio, três dias, cinco dias ou sete dias. 

Idealmente,  um puja a Ganesha deve ser feito durante o Madhyanhana. Acredita-se Ganapati nasceu durante o Madhyahana Kala e portanto, esse período é considerado favorável ao culto. Por esse motivo, o Ganpati Sthapana e Ganpati Puja em Ganesh Chaturthi são realizados durante a parte do dia Madhyhna. Ao meio dia, Ganpati é adorado com todos os dezesseis rituais, também conhecidos como Shodashopachara Puja.

 No final de 11 dias, a imagem é levada às ruas em procissão, em seus altares ou carros, alguns são tão altos que impressiona pela imponência e beleza. Todos vão acompanhado dançando, cantando, ao som de tambores e mantras; “Ganpati Bappa Morya”.
A imersão de Ganesha no mar simboliza o adeus para a sua viagem de volta a sua morada em Kailash, levando com ele todo azar, removendo toda energia negativa, todos os obstáculos materiais, espirituais as tristezas e dando a todas as pessoas muita sorte, felicidade, paz e amor.



GANAPATI BAPPA MORYA!!!
(Amado Ganapati e/ou Senhor GANESHA oramos para lhe rogar que voltemos 
ano que vem cobertos de amor e bênçãos).

Fonte: Namastemundoporjoicegabriela.wordpress.com
           Rudraksha-Ratna.com
Fotos: 3,5 e 6 por Namastemundoporjoicegabriela.wordpress.com
Demais fotos: Internet autor não identificado