Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CROMOTERAPIA A MAGIA DA CURA PELAS CORES - PARTE I

Olá Amigos, Leitores e Seguidores do Blog Ametista de Luz, conforme havia prometido, estou lançando hoje mais um marcador, o de CROMOTERAPIA, uma ciência que adoro, as cores fazem parte de mim como respirar. Assim sendo é  com imensa alegria trago este novo tópico, partindo de uma pesquisa que realizei por volta de 2008, um estudo voltado na época para o grupo de estudos e desenvolvimento mediúnico que participava em um centro espírita. Para facilitar a leitura, dividi o mesmo e vou postando em partes. Espero que gostem,  e que as cores tragam alegria para vida de todos vocês. 

HISRIA DA CROMOTERAPIA
 Várias foram às civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde. 
Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.
         
A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina. O vínculo da Medicina ao Egito data de 2800 a.C. com IMHOTEP, considerado o Pai Universal da Medicina, pois foi ele quem escreveu os primeiros livros de Medicina, em rolos de papiros e também foi ele quem fundou a primeira Escola de Medicina. Os antigos egípcios que já possuíam uma perfeita psicologia das cores conheciam a natureza e formação das cores e em seus templos preparavam locais onde doentes da mente e do corpo eram submetidos à cromoterapia. Arqueólogos encontraram evidências convincentes de que certos aposentos nas pirâmides tinham sido construídos de forma tal que permitiam a entrada dos raios solares e de que estes eram decompostos nas sete cores do espectro solar (arco-íris). Os "médicos" diagnosticavam que cor ou cores faltavam na aura do indivíduo, enviavam-no então ao aposento apropriado onde absorveria o raio ou raios coloridos necessários à recuperação de sua saúde.  Sendo a cidade de Heliópolis a cidade modelo do uso dessas técnicas e conhecida como a cidade cor. 
        Séculos mais tarde, Hipócrates (460-377 a.C.), médico grego, esteve no Egito estudando a matéria Médica com os sacerdotes-médicos, durante três anos. De retorno a Cós, sua cidade natal, fundou a primeira Escola de Medicina da Grécia e elaborou o Juramento Médico baseado nos escritos de Imhotep. 
       Conforme pesquisas o Dr. Paul Galioughi, autor do livro La Médicine des Pharaons”, relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas. Então, podemos dizer que a Cromoterapia nasceu no antigo Egito; adormeceu milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura.
Na era moderna um dos pioneiros nos estudos da cromatologia foi o Dr. Edwin Babbit, autor do livro “Principles of Light and Colour”, no qual escreveu: -     “Em um quarto escuro, e de olhos fechados, comecei a ver a formação do meu (ser) íntimo e depois de alguns meses estava em condições de perceber maravilhosas luzes e cores, que nenhuma linguagem poderá descrever.” 
A "Cor" da qual estaremos falando, trata-se da manifestação da "Luz" como energia e que, portanto pode ser percebida até no escuro, desde que a pessoa esteja devidamente preparada para sentir as vibrações no seu íntimo, em infinitas radiações e fluxos de correntes luminosas. São essas vibrações, radiações e fluxos de energias, que irão atuar na aura daqueles que se submetem a uma terapia pelas cores, através dos chakras e meridianos, equilibrando os seus corpos, etérico e físico.
Além do Dr. Edwin Babbit, o alemão Goethe já estudava a natureza das cores e seus efeitos sobre a psique humana, (a obra de sua teoria sobre as cores surgiu no ano de 1810), diversos são os pesquisadores do uso das cores, a seguir citamos alguns:
JOHN OTT - Médico e Diretor do Instituto Sarasota - Flórida/USA, que pesquisou o efeito das cores sobre tumores cancerosos. Autor do livro Health And Light;
DINSHAH GHADIALI - Médico indiano, residente em New Jersey/USA que estruturou a Cromoterapia em bases científicas. Autor de uma Enciclopédia, em 3 volumes, sobre a utilização das cores nas doenças; foi ele quem realizou ampla pesquisa sobre da influência das cores no organismo humano. Ele trabalhou e lecionou nos Estados Unidos, onde desenvolveu as lâmpadas coloridas para uso terapêutico e, em 1933, publicou um livro no qual descreveu a significativa contribuição das cores para a saúde e bem-estar.

NIELS FINSEN -
Médico em Copenhague, Dinamarca.   Autor do livro Propriedades Actínias da Luz do Sol. Fundou o Instituto da Luz para a cura de pacientes com tuberculose. Realizou curas surpreendentes em cerca de dois mil pacientes com a aplicação da Cromoterapia, recebendo o Prêmio Nobel, em 1903;
RENÉ NUNES - Jornalista, Conferencista e Professor, de Brasília - Brasil (falecido em 1995), que se dedicou à pesquisa e aplicação da Cromoterapia em mais de dez mil pacientes, obtendo grande índice de recuperação. Autor de diversas obras, das quais cito Cromoterapia Técnica. Foi o grande divulgador da Cromoterapia como ciência médica-energética no Brasil e no exterior. 
A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman
.
              CORES
O nosso mundo material é constituído de formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital. Uma cor é essencialmente uma manifestação material da realidade espiritual, que se dá na presença da "Luz". A luz é o que torna visível toda à matéria. A luz do Sol (ou artificial) ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos dessa luz, transmitindo através dos mesmos as formas e cores que são interpretadas por nosso cérebro. A cor ocupa grande parte de nossas vidas. A natureza nos proporciona constantemente variados matizes. Um brilhante céu azul pode elevar nosso espírito e um céu escuro e nublado podem fazer-nos sentir deprimido e desernegizados. A radiação solar traz alegria a muitos de nós. Cada estação do ano tem diferentes tons e intensidade de luz e cor.   As cores são fontes de força viva para a saúde, são também forças solares sutis, que provocam no corpo um efeito terapêutico.
Para entender a Cromoterapia, precisamos saber alguns conceitos e definições:
- Energia Radiante: energia que se propaga, inclusive no vácuo, através de ondas eletromagnéticas. São exemplos de energia radiante: ondas de rádio, raio, ondas de calor, luz, radar, etc.;
- Luz: forma de energia radiante detectável pelos nossos órgãos da visão.
- Ciclo: denomina-se ciclo a oscilação completa de uma onda. Uma oscilação está compreendida entre um ponto máximo e um mínimo. O máximo de uma onda é chamado  crista (alguns anos atrás existia uma gíria que dizia: “estou na crista da onda”), e o mínimo é chamado de depressão.
- Comprimento de onda: denomina-se comprimento de onda a distância entre duas cristas (ou duas depressões); em outras palavras é à distância percorrida pela onda durante um ciclo. Podemos observar que o comprimento de onda é uma importante característica das radiações. Por exemplo, as ondas de TV estão localizadas entre 0,1 e 500 metros.
- Freqüência:  entende-se por freqüência o número de oscilações que a onda executa por segundo. A freqüência é igualmente uma importante característica da radiação, tão significativa que as emissoras de rádio se identificam pela respectiva freqüência de emissão, por exemplo: 620 kHz (leiam-se seiscentos e vinte quilohertz). As unidades de freqüência usuais são ciclos por segundo e hertz (idênticas entre si, isto é, um ciclo por segundo é igual a um hertz). A denominação hertz deve-se ao físico alemão Heinrich Hertz que descobriu as radiações energéticas (ondas hertzianas).
COR: dentro do espectro visível, as radiações, de acordo com os respectivos comprimentos de onda causam-nos sensações visuais distintas, dando origem ao que chamamos de cor. Exemplificando, lembramos que o vermelho é a onda mais longa (baixa freqüência) e o violeta a mais curta (alta freqüência).
PS: No campo físico da matéria ou da energia, nos dois planos, tudo tem forma, som e cor; e há uma escala vibracional característica de cada grupo de elementos afins. Em nosso plano material isso é perceptível aos nossos sentidos físicos e a escala oscila entre o infravermelho (ondas longas oriundas de fenômenos eletrônicos situados nas camadas superficiais do átomo) e o ultravioleta (ondas curtas, camadas atômicas profundas)

CORES PRIMÁRIAS A BASE DAS CORES

A base de todas as cores são as cores primárias e estas são três: Amarelo, Azul e Vermelho, todas as demais resultam de misturas das cores primárias como, por exemplo:

Azul+Vermelho=Violeta

Vermelho+Amarelo=Laranja

Azul + Amarelo = Verde

As misturas de todas essas cores resultam-nos mais diversos tons e matizes que colorem o nosso mundo visível, existem ainda outras cores como o infravermelho e o ultravioleta que só podem ser distinguidos por meios adequados e em laboratórios, pois de todas as cores presentes na natureza o olho humano só pode perceber um pequeno espectro. Já, outros animais, têm seus olhos adaptados para perceber diversos outros espectros, como por exemplo, a abelhas que se orientam pela cor ultravioleta para localizar determinadas flores, no entanto o verde das folhas é percebido por elas como incolor.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS CORES



De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos:

 
Cores Quentes ou Estimulantes: 

Vermelho, Amarelo e Laranja


Cor Média ou Equilibrante: 
Verde

Cores Frias ou Calmantes:
Índigo, Azul (tons claros) e Violeta.  


As cores combinadas entre si apresentam variadas gamas de sub-cores, que permitem a construção de uma segunda escala, muito mais ampla, que se desdobra para cima e para baixo da cor básica. Assim por exemplo: o azul subindo para as gamas mais delicadas, pode ser azul claro, azul celeste etc., e descendo para as gamas mais baixas pode ser azul escuro, azul marinho, etc.
A partir da cor básica, ou da complementar, subindo, as gamas apresentam pureza, delicadeza, suavidade, diafaneidade e, descendo, escuridade, agressividade, grosseria, produzindo em ambos casos, reações  correspondentes ás suas características próprias, nos organismos sobre os quais incidem.

Complementação:

Além das cores já citadas, há inúmeras outras no mundo cósmico, raios e ondas não perceptíveis aos nossos sentidos físicos, assim como também outras, no plano astral que nos rodeia, e que a vidência surpreende e não consegue descrever por falta de elementos comparativos, limitando-se a ligeiras indicações. Há ainda as modificações das cores por efeito de desbotamento, que nada mais representam além de interferências vibratórias de umas sobre as outras, desaparecendo aquelas de vibração mais baixas; como também interferências de raios e ondas, principalmente oriundas da luz do sol.

Continua...


Texto de Anna Aguyrre


terça-feira, 15 de outubro de 2013

O CÉU É ANCORADO NA TERRA - MENSAGEM SEMANAL DE HILARION



De 13 à 20 de outubro de 2013


Amados,

Os Céus sorriem ao visualizarem a Terra, à medida que ela se move para o alinhamento do seu destino. Olhando do ponto de vista dos reinos mais elevados, a maravilha desse movimento é além da conta.

Os movimentos celestiais que estão ocorrendo, e irão continuar a ocorrer, trazem transformações de uma ordem das mais elevadas.

Os caminhos antigos estão rapidamente se tornando apenas sonhos e os novos começos estão com os seus potenciais maduros, prontos. Esses são os tempos ditos através das eras, e eles estão aqui finalmente.

Primeiramente, eles começam nos níveis etéricos de energia e filtram os seus caminhos em cada uma das facetas de vida e dos habitantes de seu planeta. Profundas mudanças e transformações estão trilhando os seus caminhos em cada uma das células da existência e a Terra está sendo preparada para a grande cerimônia.

O caos fervilhante que parece erupcionar é apenas uma escolha das sombras, à medida que ela vai embora. Por trás dela, vai chegar algo maravilhoso, algo magnificente, algo que a humanidade tem visualizado em seus corações.

A nova realidade está movendo para o seu lugar e o seu movimento em suas vidas é sereno, gracioso e preenchido com alegria pacificadora e contentamento. Mais momentos com a frequência de bençãos e êxtase estão se tornando mais e mais lugar comum, entre aqueles de vocês que estiveram esperando por muito tempo por esse momento.

Sintonizem-se e ajustem-se, Meus Amados, pois isso é apenas o começo.

Cada alma descobre, verdadeiramente, que tudo que ela necessita vem de seu interior, e ela é uma daquela que faz isso acontecer em sua realidade externa.

As energias mais densas estão indo embora rapidamente, trazendo a antecipação do novo.

A vida está acelerando e está devagar, ao mesmo tempo, ou seja, de modo simultâneo pois, à medida que vocês se movem para um alinhamento maior com os seus próprios Eu (s) Crísticos, vocês estão sintonizados com os seus corações cristalinos que ressoam, de modo pleno de abundância e alegria com a nova grade cristalina que com zumbidos, cantarola canções em seus tons alegres para a atmosfera e para o Universo.

Os reinos da Graça lavam o planeta e cada partícula da vida é permeada com a sua gloriosa substância, que é esse amor ardente do coração do Criador. O Amor É a maior força do Universo e ele abre todos os corações para baterem como um só coração, à medida que todos os habitantes despertam para as recordações de sua própria magnificência.

Vocês, que são Os Queridos, são catalizadores, aqueles que criaram esse momentum realizador que paira de modo pungente, diante de vocês. E as energias caem em cada um de vocês e no resto da humanidade como uma benção. O caminho para frente é trilhado através do portal de seu cardíaco. As conexões precisam ter um lugar no interior de seus corações.

Respirem com e através dos seus corações, aprendam o respirar do coração.

Tornem-se benevolentes e sejam aqueles que caminham sem sombras na Terra, abençoando a todos e a todas as coisas, na sua frente e ao seu lado.

Permitam, que o seu refrão se torne: “permita-me ser um ser que abençoa, permita-me ser um ser que abençoa.”

Vocês são aqueles que são os ungidos, que tiveram que superar muitos testes e tribulações esgotantes para chegarem a essa conjuntura. Vocês estão prontos e vocês sabem o que precisa ser feito quando cada momento chegar.

A Luz está se espalhando de modo exponencial através de seu planeta e ela é irrefreável, VOCÊS são essa Luz, vocês sustentam essa visão, potencialmente no interior de seus belos corações e vocês elevam-se até os céus com asas angelicais.

Isso é como o céu é ancorado na Terra e isso começa para valer, seriamente.

Todos anjos humanos agora estão unindo os seus esforços para trazerem o céu para a Terra.

Bondade gera mais bondade, mágica é a ordem de cada dia.
Abram os seus olhos e vejam com os seus corações.

Espalhem as suas asas e voem, crianças da Luz !

Regojizem-se e deixem que os seus corações permaneçam em Paz.

Até a semana que vem...

EU SOU Hilarion  


Direitos Autorais: ©2013 Marlene Swetlishoff/Tsu-tana (Soo-tam-ah) Sustentadora da Sinfonia da Graça. Permissão é dada para compartilharem dessa mensagem, desde que ela seja postada, em sua íntegra, sem emendas, nada sendo alterado, estando incluídos o nome da autora, os seus direitos autorais e o seu website www.therainbowscribe.com
Grata por incluírem o website acima ao publicarem essa mensagem.

Tradução: Helena Renner helenarenner1@gmail.com 


O EU SUPERIOR NO COMANDO - MENSAGEM SEMANAL DE HILARION




De 22 à 28 de Setembro de 2013



Aos Amados,

Na atmosfera que lhes circunda, existe um sentimento de antecipação esperançosa, de que algo maior irá aparecer bem diante de seus olhos que irá validar as mudanças que estão acontecendo em seu interior.

Meus Queridos, nós dizemos olhem para o seu interior - pois as maiores mudanças que ocorreram e que irão acontecer estão tomando lugar no interior das consciências das pessoas.

Tem havido muitos momentos de revelação e validação para cada um de vocês. Cabe a vocês todos tornarem-se mais observantes das mudanças que estão acontecendo no interior de seus próprios processos de pensamento para compreenderem a grandeza do que está acontecendo no interior dos corações de toda humanidade.

Por de trás de todos acontecimentos externos sobre seu planeta existe uma nova energia, e essa nova energia é o movimento em direção à unidade em todas as coisas e por todas as maneiras, por todos os caminhos. As pessoas do mundo estão começando a descobrir que, de fato, ele é um mundo pequeno.

Começou a mergulhar nas consciências das pessoas, de que é muito importante para cada pessoa fazer a sua escolha e tomar uma partido, ter uma posição para tudo que é certo e bom. Isso é algo que cada alma sabe inerentemente no interior de seus corações.

Tudo que se necessita ser feito é clamar para os caminhos mais elevados e os caminhos diante de cada pessoa irão clarear, cada lugar torto irá se endireitar, cada mudança encontrada como se fosse por uma mágica.

É imperativo que cada pessoa comece o seu dia alinhando-se com a Luz e ficar alguns momentos várias vezes ao dia, durante o seu dia, reafirmando essa intenção. Isso reforça a motivação de vocês de continuarem a caminhar na Luz.

Diga essas afirmações em voz alta, se isso lhes for possível, com grande autoridade, pois isso cimenta ainda mais a Luz para vocês. Vejam uma grande coluna Luminosa em sua volta todo o tempo e saibam que vocês caminham em paz e segurança.

Sustentem a sua Luz, Meus Amados, sempre que vocês escutarem a mídia projetar um cenário de desgraças, através da radiodifusão. Lembrem-se de que isso é apenas uma ilusão e de que vocês não irão dar a sua energia criativa para essas ideias e pensamentos.

Foquem sempre na Luz que vocês são e que vocês sustentam.

A Luz cresceu em intensidade e em brilho além da sua imaginação e isso é o que vocês estão manifestando agora no mundo à sua volta. Vocês não tem que provar nada para ninguém, porque você sabe quem você é, e isso é suficiente.

Empenhe-se em trazer mais da sua essência Divina para o seu campo áurico e para seu coração. O coração humano tem a capacidade de expandir em muitos níveis e essa é a sua tarefa nos novos poucos meses. Acreditem em sua própria habilidade de criar as mudanças que você deseja para o seu mundo por simplesmente SER a Luz que você É.

Sejam firmes em suas intenções de paz e tratem os outros com a maior amabilidade e respeito.

Lembre-se de como foi para você, o seu despertar e de como foram poderosas as energias que precisavam ser assimiladas e totalmente integradas. Isso é o que os seus irmãos e irmãs, todos os seus entes queridos, estão agora experimentando e eles necessitam de sua paciência, suporte e encorajamento.

Eles necessitam da sua calma pacificadora e da sua confiança de que tudo está bem. Eles precisam saber que o processo pelo qual estão passando é um que todos na Terra precisam passar e de que eles também irão passar.

Foi para isso que vocês estiveram sendo treinados, à medida que lutaram poderosamente para superar as tentações da dualidade desse plano da existência.

Vocês fizeram a graduação, vocês se graduaram e agora é tempo de usarem essa sabedoria e experiência para fazerem a diferença nas vias e nas mudanças das pessoas em sua volta. Através da Luz que vocês são, eles irão conhecer e lhes procurar.

Estejam preparados para servir ao Divino por qualquer maneira que vocês forem chamados durante esses tempos. Tirem um tempo para ficarem quietos para irem ao seu interior, escutem a voz do seu maior Eu à medida que Ele se move para a posição de comando e sigam aos seus sussurros.

Confiem que em seu interior descansa o maior conhecimento e sabedoria, de que ela esteve sempre escondida nas profundezas de seu ser para esses tempos e permitam que a sua Luz brilhante irradie!

Até a semana que vem.... 

Eu Sou Hilarion
  

©2012 Marlene Swetlishoff/Tsu-tana (Soo-tam-ah)
Sustentadora da Sinfonia da Graça
Tradução-Helena Renner helenarenner@yahoo.com.br   
Permissão é dada para compartilharem desse discurso, desde que esteja em sua íntegra, sem rasuras ou emendas, estando incluídos os nomes da autora, de seus direitos autorais e de seu web site www.therainbowscribe.com  / Grata por incluírem o link acima ao compartilharem esse discurso.



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DE ASSIS E A UMBANDA DE SIMIROMBA


Queridos Leitores, Seguidores e Amigos do Ametista de Luz, nesta semana, especificamente 04 de Outubro, dia que se comemora no planeta, o meu Amado Mestre São Francisco de Assis, então venho compartilhar com vocês sobre uma faceta deste abnegado ser de Luz que a  maioria desconhece. Descobri por acaso em 2010, ainda na época em que eu trabalhava em um centro espírita que tinha São Francisco como mentor maior da casa, e confesso-lhes que apresentei esta pesquisa no centro referido mas parece que a eles por serem "espíritas" não se interessaram, mesmo sendo a história do padroeiro de tal entidade. Creio que perderam uma grande oportunidade de aprendizado e ecumenismo, pois São Francisco está presente em diversas áreas de cunho espiritual, elevação e estudo. Hoje, ele já é um Mestre Ascensionado da Grande Fraternidade Branca Universal  sendo conhecido como Mestre Kuthumi e seu Raio/Chama de atuação é o 2º Raio/Chama Dourada da Sabedoria, Iluminação, Equilíbrio, Intuição e Percepção Divinas. E atua hoje junto com Mestre Jesus como Instrutor Divino do planeta Terra. Vamos aos relatos:




Ao ler sobre meu querido Mestre Francisco de Assis, descobri tantas coisas novas sobre ele, que vão além de tudo que já sabemos sobre sua vida desde Assis na Itália a partir de seu nascimento provavelmente em 1182, e na verdade muito tem a ver com o nosso Brasil de norte à sul.

Em 1982 foram comemorados os oito séculos do seu nascimento com lançamento de livros, um selo postal, salões de arte e celebrações religiosas. As três ordens, fundadas por ele, os franciscanos, as clarissas e a ordem terceira, manifestaram-se na ocasião.

São Francisco e seus frades estão muito presentes na história e na cultura popular.

"Em Canindé (CE) está seu grande santuário que atrai anualmente muitos milhares de romeiros. Especialmente nas igrejas barrocas existem imagens bonitas do nosso santo, que é padroeiro dos escritores de cordel (desde 1975) e de todos os trovadores. A fé popular guarda histórias, rezas benditas e até pontos de Umbanda que falam de São Francisco. Umas quadras conhecidas:

São Francisco é meu Pai, Santo Antônio é meu irmão
Os anjos são meus parentes Ó que bela geração.
(Araçuaí. MG. 1979)

Viva São Francisco Com tanta grandeza
Retrato de Cristo É pai da pobreza.
(Salinas. MG. 1978)

Ó meu padre São Francisco Coluna da fortaleza
Assuspende o seu cordão Senão eu caio de fraqueza.
(Araçuaí. MG. 1977)

Ele está presente nos cantos de penitência na ocasião das secas. Também há quadras sobre ele nas folias de Reis e nos benditos da Semana Santa. São Francisco tem cantos de romaria e de simples devoção. Existem rezas que pedem sua ajuda para render e abençoar a comida, para amansar doidos e afugentar o demônio. Em alguns lugares é cantado o ofício popular de São Francisco (Conforme Cartilha da Doutrina Christã, de Antônio José de Mesquita Pimentel. Porto, 1871. pág.198ss.). 
Esta pequena introdução não mostra toda a riqueza da devoção popular para com São Francisco, mas é parte do contexto em que aparece o CORDÃO DE SÃO FRANCISCO."
- (Artigo publicado na Santa Cruz. Nov/1982 e no Boletim da Comissão Mineira de Folclore. Ago/1986)

Mas neste conhecimento adquirido sobre Francisco de Assis, o que mais me chamou atenção foi descobrir que no início do século passado havia uma Linha de Umbanda que era chefiada pelo nosso São Chico, há registros em livros e inclusive conhecimento passado por pessoas mais antigas que conheceram os trabalhos de cura e de desobsessão nesta linha da Umbanda chamada de Linha Simiromba, que etimologicamente quer dizer Frade. Também conhecida como Linha dos Monges ou Linha de São Francisco de Assis. Nessa linha trabalham padres, freiras, monges e utilizam cânticos da Igreja e outras formas bem Católicas de trabalhar, misturados com uma mística medieval.

Esta linha de trabalho foi aos poucos desaparecendo das casas de Umbanda por motivos históricos, conforme relato abaixo:

É uma linha que se originou nas Macumbas Cariocas (As "macumbas" o que eram? mistura de catolicismo, feiticismo negro e crenças nativas - multiplicavam-se;  tomou vulto a atividade remunerada do feiticeiro;  o "trabalho feito" passou a ordem do dia, dando motivo a outro, para lhe destruir os efeitos maléficos;  generalizaram-se os "despachos", visando obter favores para uns e prejudicar terceiros;  aves e animais eram sacrificados, com as mais diversas finalidades;  exigiam-se objetos raros para homenagear entidades ou satisfazer elementos da baixo astral. Conforme relatado no Livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, do Espírito Humberto de Campos psicografia do Chico Xavier, a Espiritualidade Maior já de olho em tudo que acontecia mandou seus emissários, para frear as maldades que estavam sendo feitas e com isso em 15 de novembro de 1908, Zélio de Moraes dá o pontapé inicial ao receber o Caboclo das Sete Encruzilhadas e fundar assim a Umbanda uma religião puramente nacional, que visava o bem, a cura, o intercâmbio mediúnico e o não sacrifício de animais.”) como a Umbanda não existia ainda por isso antes de Zélio, e existem relatos em um dos livros do Arthur Ramos e ou do Nina Rodrigues Mbanda ou Embanda (que posteriormente se transformou em Umbanda após  e continuou pluralizada em vários tipos e formas de trabalhos).

Com o passar do tempo essa linha foi sendo deixada de lado e o que se encontra hoje são referências místicas e esotéricas como as do "Vale do Amanhecer" (Tia Neiva mentora física e hoje também espiritual), cabe aqui explicar que  Francisco de Assis nesta linha de trabalho é conhecido como Pai Seta Branca, que é o líder  da doutrina do Vale, e segundo Tia Neiva em uma das vidas passadas Francisco viveu como um indígena, próximo ao Lago Titicaca, entre o Peru e a  Bolívia.Por isso a caracterização indígena e o nome Seta Branca, que também  é conhecido como Simiromba de Deus ou Simiromba do Grande Oriente de Oxalá.

A  Linha de Simiromba dentro do sincretismo afro-católico, seria uma Linha de Trabalho ligada a Oxalá (onde inclusive trabalham diversos outros santos da linha católica) e tida como cura, desobsessão, retirada de elementos negativos (por isso começaram a trabalhar na época das “macumbas”, pois os trabalhos de feitiçaria para o mal predominavam, e segundo relatos esta linha chefiada por São Francisco de Assis é exímia em trabalho de desmanchar magias negras, feitiçarias e desobsessões, além da cura.


O trabalho era feito com rezas, velas, incenso, e trajes característicos (hábito de monje e de freira), e tinha toda uma mística esotérica envolvida (talvez por isso começaram a atuar mais no Vale do Amanhecer). Creio particularmente que também isso se deu com a própria criação da Umbanda que através de outras linhas de trabalhadores como os Pretos Velhos, Exus, Erês (crianças) e os próprios Orixás e seus Falangeiros quando chegaram ao plano físico assumiram, digamos assim, a limpeza dos “trabalhos sujos”.

Uma realidade muito cruel de discriminação e preconceito, aconteceu com a institucionalização da Umbanda e na migração de muitos Espíritas para o meio Umbandista nos anos de 20, 30 e 40 do século XX, e que culminou também com a realização do Pacto Áureo, como forma de proteção ao Espiritismo Doutrinário.
Muitos Espíritas descontentes com a forma de trabalhar do Espiritismo Doutrinário ou Ortodoxo migraram para a Umbanda, dita como "Umbanda Branca" (juntando o trabalho de mesa com o trabalho de guias, como: Caboclos e Preto-Velhos) .  Mas, ao mesmo tempo, houve uma discriminação de trabalhos que eram feitos antes da institucionalização da Umbanda, que eram feitos nas antigas Macumbas e que eram considerados como não evoluídos (isso atingiu a Linha de Simiromba e outras linhas tidas como Africanizadas) .

Houve uma hipervalorização de duas formas de trabalho: a da Linha Branca Espiritismo de Umbanda (capitaneada por Zélio e por migrantes do Espiritismo Doutrinário ou Ortodoxa, e do Esoterismo que acabou encontrando lugar no que é conhecido como Umbanda Esotérica, a qual engloba várias vertentes, em que se destacou o trabalho de Betiol, Emanuel Zespo e WW da Matta e Silva).
Em 1941, com o Primeiro Congresso de Espiritismo de Umbanda (existe uma copia digital dos Anais desse Congresso no Site do Povo de Aruanda, se não me engano), foi intencionalmente criada uma barreira altamente preconceituosa aos cultos africanistas e outros que não estivessem dentro do contexto Espírita e Esotérico.  Além de se colocar no Congresso a preocupação de dar a Umbanda uma origem que foi atribuída à Lemúria e a Atlântida.

Pelo lado do Espiritismo, para não haver uma miscigenação da Doutrina Espírita com a o Espiritismo de Umbanda, e outras seitas que pudessem poluir a Doutrina Espírita, foi criado em 1949 o Pacto Áureo.  Esse Pacto frustrou os Espíritas Umbandistas de assumir a Umbanda como Espiritismo de Umbanda, pois muitas das pessoas que militavam na Umbanda Branca nessa época ou eram dissidentes do Espiritismo Ortodoxo, ou permaneciam em ambos (na Umbanda Branca ou Espiritismo de Umbanda e em Casas Espíritas).
Com a criação do Pacto Áureo essas pessoas tiveram que escolher onde iriam ficar: ou no Espiritismo Doutrinário ou no Espiritismo de Umbanda ou Umbanda Branca.
Os outros cultos de Umbanda acabaram se isolando e tentaram construir Federações que os abraçassem ou se retiraram do Rio de Janeiro para outros locais, como acabou acontecendo com a Linha de Simiromba, e algumas formas de Umbanda Omolokô que acabaram dando Origem em Florianópolis no Culto de Almas e Angola.

A partir de 1950 e por diversos aspectos de discórdias e brigas, a Linha de Umbanda Esotérica também acabou se isolando do Espiritismo de Umbanda que acabou retirando o nome Espiritismo e deixando apenas o de Umbanda Branca.  E isso pode ser notado no Congresso de 1961, Segundo Congresso de Umbanda.
Existe muita história sobre a Umbanda em seus vários aspectos.  É um motivo de também haver muitos preconceitos que foram sendo passados de geração à geração.

Só lembrando que existia e parece que ainda existe, mas bem pouco difundido, algumas casas de Umbanda que ainda  trabalham com essa linha maravilhosa cujo Mentor ou Guia, ou Dirigente Espiritual é Francisco de Assis, este espírito que é pura luz, amor e abnegação e prá nossa felicidade, duas casas remanescentes estão aqui no Rio Grande do Sul, um dos “sacerdotes” responsáveis era um tenente reformado da Marinha e cujo centro chama-se Centro de Umbanda de São Francisco de Assis, hoje quem o dirige é a irmã deste tenente pois o mesmo faleceu, senhora Núbia Martha. O outro parece ter o nome de Casa de Oração São Benedito, cujo responsável é o Sr. Marcelino Antônio, nestes dois casos as fontes consultadas não lembravam as respectivas cidades.

A Umbanda de Simiromba  tem  a  assistência de espíritos franciscanos, e seus trabalhos são muito bonitos, eles fazem muitas preces, novenas, suplicas  faladas com protetores, dizem ainda que  tem origens no estado do Maranhão .
À título ainda de conhecimento, cabe salientar que a primeira Tenda Umbandista fundada pelo Zélio de Moraes, a Tenda Nossa Senhora da Piedade trabalhava com essa linha de Simiromba, inclusive numa das incorporações do Caboclo das Sete Encruzilhadas, um médium vidente questionou o Caboclo Sete o porque dele falar como um caboclo,  pois via que ele usava um hábito marrom de jesuíta, ao qual ele informou estar assim vestido de acordo com sua última encarnação na terra como padre jesuíta(e como nada é por acaso...)

Eram comuns naqueles tempos os centros de Umbanda que trabalhavam na linha de Simiromba, como era o caso da Cabana de Pai Caetano, fazerem a Oração de São Francisco na abertura das giras de Caboclos.
Era uma gira abençoada, conforme relatos de pessoas que conhecem esse trabalho.

Deixo abaixo, estrofes de pontos cantados nas sessões de Simiromba:

Simiromba vem Simiromba

Com a cruz na mão Simiromba
Como ele vem contente, Simiromba
Trazendo a sua redenção, Simiromba
Bate, bate, bate, bate, Simiromba
Ora tornas a bater, Simiromba





Para concluir tão belo conhecimento deixo depoimento de uma senhora do Rio de Janeiro, chamada Márcia e que faz parte do meio Umbandista e cujo depoimento sobre a Linha de Simiromba é impar:


MÃE MÁRCIA D'OYA:


Iniciei-me na Umbanda nos anos 60 e conheci pelo menos 4 centros aqui no Rio de Janeiro, que trabalhavam com a linha de Simiromba:
O primeiro era da Mãe Carmen, ficava no Encantado; o outro era da Mãe Guiomar Reis, no Sampaio, que foi quem me iniciou na Umbanda, chamado Casa da Vovó Maria Conga, terceiro era o terreiro de Mãe Dalila que ficava na Rua Barão dos Santos Anjos, no Engenho de Dentro, e ainda, a Cabana de Pai Caetano que era de meu avô carnal.

Na casa de meu avô, Pai Maurício, Simiromba era uma linha de trabalho chefiada por São Francisco de Assis. Eram freis e freiras que trabalhavam principalmente com cura. Eram invocados dentro da linha de São Sebastião (Oxossi).
Minha avó, Mãe Marina, trabalhava nesta linha com um Frei, que sempre fazia os casamentos da casa. Este frei, quando incorporado, durante estas cerimônias, transformava 2 pétalas de rosas brancas em hóstias que eram dadas aos noivos como se fosse uma comunhão. Vestia-se com uma túnica branca com uma cruz azul bordada no peito.

Ao ouvirem "Salve Simiromba", os atabaques rufavam, se havia Caboclos em terra, estes se ajoelhavam para seus cânticos e assim permaneciam até que esta entidade chegasse.

Seu ponto de chamada era cantado lentamente:

Salve Simiromba!

Ê, Simiromba â.
Vem, vem, vem, Simiromba!
Simiromba, vem â Simiromba
Vem, vem, vem, Simiroba,
Ele vem com a cruz na mão, Simiromba.
Ê, Simiromba â¦
Vem, vem, vem, Simiromba!
Vem abençoar a gente, Simiromba
Ê, Simiromba!
Vem pelas mãos de Deus, Simiromba.
Ê Simiromba â¦.
Vem, vem, vem, Simiromba!

Lembro-me de mais um ponto que era cantado enquanto éramos abençoados:

Se meus olhos não me enganam,
É São Francisco, Simiromba â¦.
Me abençoa, meu Pai.
No raio do amor
No raio da Luz!
Se meus olhos não me enganam,
É São Francisco, Simiromba â¦
Me abençoa, meu Pai,
No amor de Maria com a sua cruz!
Tenho em meu acervo foto de minha avó, Mãe Marina, incorporada com este frei franciscano. (Segue em anexo)




Pesquisa realizada por Anna Cirene Aguyrre - ano 2010



Bibliografia:

- Sites e Blogs da Internet (Diversos)
- Grupo Povo de Aruanda
- Blog Povo de Aruanda – Depoimentos:
 * Mãe Márcia D’Oya,
* Pai Léo de Ogum,
* Alex de Oxóssi – Idealizador, criador e moderador do Site Povo de Aruanda, Blog Povo de Aruanda e Grupo Umbandas & Umbandas
- Textos de Etiene Sales: - Administrador, Sacerdote Umbandista, Pós Graduado em Ciências da Religião.
- Boletim da Comissão Mineira de Folclore – Agosto de 1986
- Dissertação de Vanessa da Siqueira Labarrere: “ O Vocabulário da Doutrina Religiosa do Vale do Amanhecer Como Índice de Crioulização Cultural” – Curso de Pós-Graduação em Lingüística, Instituto de Letras –Departamento de Línguas Clássicas e Vernácula, Universidade de Brasília.
– Orientador: Prof. Hildo Honório do Couto

- Livros:

- Brasil Coração do Mundo Pátria Do Evangelho, Humberto de Campos – Psicografia de Francisco Candido Xavier.
- O Negro Brasileiro: etnografia religiosa e psicanálise (Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1934) – Arthur Ramos
- A Aculturação Negra no Brasil (Rio de Janeiro, Cia. Editora Nacional, 1942) – Arthur Ramos
- Os Africanos no Brasil – Raimundo Nina Rodrigues
- O Animismo Fetichista dos Negros na Bahia – Raimundo Nina Rodrigues


Ao compartilhar por gentileza forneça os créditos.

Att.,

Anna Cirene Aguyrre