Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AGENTES MÁGICOS (EXUS) E SEUS ARCANOS - PARTE II





PERGUNTA: E então o que são esses vários exus do meio umbandista, dos mais diversos nomes: Pinga-fogo, Exu-mirim, Exu do Mar, Exu Gira Mundo, Caveira, Bará, Pedra Negra, Veludo, e outros?

VOVÓ MARIA CONGA: - Os exus originais, agentes mágicos universais, não têm um corpo astral, não são um princípio espiritual encarnante e não se manifestam mediunicamente, assim como os orixás. Os orixás seriam os positivos e os exus os negativos, se estivéssemos falando de polaridades energéticas aos filhos. Mas a par disso, existem entidades que trabalham na linha vibratória de determinados Exus, e, por associação, passaram a ser identificados com esses nomes, assim como os guias e protetores atuam nas linhas vibratórias dos orixás, e são indevidamente tornados como sendo a própria vibração deles.

Alguns nomes podem parecer estranhos para a compreensão dos filhos mais sensíveis, mas realmente assim o são. Ocorre que há uma confusão entre vibração e entidade. Embora os espíritos que atuem na egrégora umbandista tenham a denominação de exus, não o são verdadeiramente, pois a vibração de exu em si não se relaciona com o mundo da forma diretamente, mas sim por intermédio de entidades espirituais que atuam como "procuradores" na magia de cada exu, e que se relacionam com as sete vibrações dos orixás, como falamos inicialmente. Muitos chefes de terreiro utilizam-se dessas confusões para locupletarem-se no mando dos agrupamentos que dirigem, e, escondendo-se em uma falsa inconsciência, dizem estar "incorporados" de tal e qual orixá, ou este ou aquele exu, gerando fascinações e obsessões coletivas, caindo terrivelmente nas mãos das organizações de baixa envergadura moral do Umbral Inferior.

Verdadeiramente, verificamos quão distorcido é o conceito sobre a figura dos exus e, por associação, passaram a ser identificados com esses nomes. Há uma imagem pejorativa de exu, o que fez com que uma gama de espíritos de certa evolução que vieram à Umbanda desempenhar funções mais terra-a-terra, próprias da linha vibratória de exu, fossem equiparados a falangeiros do mal, sendo até hoje simbolizados por figuras grotescas, com chifres, rabos, pés de bode, tridentes, sendo tal imagem do mal, como do diabo em pessoa, pertinente a outros segmentos religiosos e decorrente do sincretismo, não da verdadeira Umbanda.

São os genuínos exus da Umbanda que garantem a segurança dos trabalhos, mantêm a organização e a disciplina e são grandes "combatentes" quando em atividades socorristas e de resgates nas organizações malévolas do Umbral Inferior.

Os espíritos que "baixam" em alguns terreiros dizendo serem exus - galhofeiros, imorais, deselegantes, de vocabulário impróprio, xingando, enfim, tumultuando o ambiente - não são exus, mas espíritos doentes, kiumbas obsessores, que comparecem, ou por invigilância do médium e consulente, ou pela baixa moralidade do grupo mediúnico. Mas essas invasões também ocorrem fingindo-se de caboclos e pretos velhos, pois esses espíritos são mistificadores e tentam fingir o que não são, em processo de assédio para conturbar os trabalhos. É fruto da ignorância dos homens, das suas ambições e vaidades mesquinhas, a exploração desses irmãos doentes, os kiumbas, que em escambos ilícitos moralmente, se fazem presentes nas vampirizações fluídicas, tornando alguns terreiros balcão que a tudo resolvem por meio dos despachos pagos e rituais macabros, e em total discordância com as Leis Divinas e de merecimento individual de cada um. Exu não é o diabo.

Exu respeita o carma de cada cidadão e não faz nada que contrarie o livre-arbítrio e o merecimento de cada criatura (2).

2 - Para maiores esclarecimentos dos leitores interessados na atuação das entidades denominadas "exus" na Umbanda, indico a leitura do livro "Mandinga" - Editora Cristális, obra mediúnica de Edson Gomes ditada pelo exu Serra Negra. Cumpre ressaltar a atuação dessas entidades, que respeitam rigorosamente nosso livre-arbítrio e merecimentos individuais, e só agem para restabelecê-los, quando distorcidos por feitiços e magias negras.

Ressalta Serra Negra: "Em nenhum momento, a responsabilidade dos personagens pelos seus destinos é delegada a este ou aquele espírito, encarnado ou não. Vale dizer, que  atuação do mal só se faz em terreno apropriado para seu cultivo e proliferação."

PERGUNTA: - É perigoso se trabalhar com exu?

VOVÓ MARIA CONGA: Os exus da Umbanda não têm nada a ver com espíritos maldosos, embora não sejam o melhor exemplo de delicadeza amorosa aos olhos dos filhos. São espíritos um tanto endurecidos pela excessiva vivência passada nos rituais de enfeitiçamentos da magia negra, pois já foram destemidos magos. Têm para si pesados carmas gerados por eles próprios, e evoluem no caminho do bem como todos. Realizam desmanchas e mantêm a integridade física, etérica e astral dos médiuns a que se vinculam por compromissos evolutivos mútuos e por fortes laços de ancestralidade, pois ambos já se serviram nos descaminhos da magia usada em proveito próprio e para desgraça de outrem. São eficazes "exaustores", preservando os médiuns de energias deletérias.

O perigo está em cada um, pois é com o arado interno que se estabelecerão as ervas daninhas e os inças, ou as flores e plantas ornamentais, no terreno cultivado pelos filhos à maneira de jardim da vida.

PERGUNTA: O que é entidade e o que são artificiais?

VOVÓ MARIA CONGA:  Entidade é um espírito que um dia habitou a carne e que evolui nas várias coletividades espirituais da aura planetária da Terra. Artificiais são formas-pensamentos geralmente enfermiças, oriundas das mentes doentias dos encarnados, densas, e que são manipuladas pelos magos negros. Têm a aparência astral humana, como se fossem espíritos desencarnados. Algumas, em engenhosas obras de tecnologia maligna, apresentam "emoções" e "sentimentos", acompanhadas de movimentos próprios como se tivessem vida, e são habilmente manipuladas em terríveis rituais de magia negra.


(Do Livro “EVOLUÇÃO NO PLANETA AZUL”  Ramatís e Vovó Maria Conga/Norberto Peixoto – Editora do Conhecimento)

Continua...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Tati, na verdade essa é a parte 2, já poste a um e continua, como o texto é meio longo, optei por dividí-lo em partes para facilitar a leitura e o entendimento. É do grande Mestre Ramatis dessa vez auxiliado pela Amada e Sábia Vovó Maria Conga. Namastê!!!

      Excluir