Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

terça-feira, 3 de setembro de 2019

GANESHA CHATURTHI 2019



Ganesha Chaturthi, (também conhecido como Ganesh Chauth ou Vinayak Chaturthi ou Vinayaka Chavithi/Vinayagar Chaturthi) é um festival hindu comemorado em homenagem ao nascimento de Lord Ganesha.
Em 2019 ele cai em 02 de Setembro, na segunda-feira e termina em Anant Chaturdashi em 12 de setembro na quinta-feira, também conhecido como Ganesh Visarjan,os devotos mergulham o ídolo de Lord Ganesh em um lago ou mar após uma longa procissão de gala pela cidade.


COMEMORADO POR TODA A SOCIEDADE


Ganesha é um filho divino do Senhor Shiva e de Parvati. Ele chamado líder de todos os deuses, e portanto, é adorado primeiro para despertar a consciência. Lord Ganesha governa todos os atributos positivos dentro de nós, portanto adorar Lord Ganesha garante o florescimento de todas as boas qualidades dentro de nós. A alegre ocasião do Ganesha Chaturthi une pessoas de todas as origens. É comemorado em toda a Índia, mas as festividades atingem seu pico em Maharashtra, Telengana e Karnataka. Os maravilhosos ídolos de barro de Lord Ganesha são instalados em casas e em pandals públicos (santuários temporários ou mandapas feitos por pessoas de uma  comunidade ou localidade específica) e cultuados por dez dias.


Ganesha é um Deus muito famoso e adorado em toda a Índia, está presente nas casas, carros, comércio, todos os lugares na Índia que você for, você encontrará um altar para ele. 
Um mês antes já se inicia toda a preparação, preces são feitas em dias marcados na semana onde todos da família se reúnem até o início do festival.
Todos os anos a data para o início do festival é modificada, dependendo do calendário hindu. Na Índia eles se baseiam na astrologia e em sinais para tudo o que fazem. Os astros são sempre consultados.   

  
Modak o doce preferido do Deus Menino Ganesha

Esse festival é passado de geração em geração, por isso ele é tão importante e especial para os Indianos. Todas as famílias se reúnem, montam e decoram seus altares para Ganesha. Colocam flores, fogo, frutas, doces… A comida favorita de Ganesha é chamado Modak. É o tipo de doce que só fazem durante o festival. Algo bem restrito a esse festival é que mulheres menstruadas não podem participar. Ela fica isolada em um quarto da casa quando não tem a opção de ir para outro lugar (outra casa). Ela não pode tocar nas pessoas que estão presentes, não podem tocar nas imagens, não pode tocar na comida. Esse período menstrual é tido como algo impuro e por isso mulheres nesse período menstrual ficam reservadas.

O festival é um momento de confraternização entre as famílias e amigos, pois eles saem visitando os altares em casas diferentes, cantando mantras e fazendo preces. No final das orações eles comem juntos, tudo isso faz parte do ritual.

O Festival termina com a imersão dos ídolos no décimo primeiro dia em um copo de água, rio, lago ou mar. O ídolo é imerso tradicionalmente com extensa fanfarra. Dependendo da tradição e do compromisso, certos lares ou pandals celebram este festival por um dia e meio, três dias, cinco dias ou sete dias. 

Idealmente,  um puja a Ganesha deve ser feito durante o Madhyanhana. Acredita-se Ganapati nasceu durante o Madhyahana Kala e portanto, esse período é considerado favorável ao culto. Por esse motivo, o Ganpati Sthapana e Ganpati Puja em Ganesh Chaturthi são realizados durante a parte do dia Madhyhna. Ao meio dia, Ganpati é adorado com todos os dezesseis rituais, também conhecidos como Shodashopachara Puja.

 No final de 11 dias, a imagem é levada às ruas em procissão, em seus altares ou carros, alguns são tão altos que impressiona pela imponência e beleza. Todos vão acompanhado dançando, cantando, ao som de tambores e mantras; “Ganpati Bappa Morya”.
A imersão de Ganesha no mar simboliza o adeus para a sua viagem de volta a sua morada em Kailash, levando com ele todo azar, removendo toda energia negativa, todos os obstáculos materiais, espirituais as tristezas e dando a todas as pessoas muita sorte, felicidade, paz e amor.



GANAPATI BAPPA MORYA!!!
(Amado Ganapati e/ou Senhor GANESHA oramos para lhe rogar que voltemos 
ano que vem cobertos de amor e bênçãos).

Fonte: Namastemundoporjoicegabriela.wordpress.com
           Rudraksha-Ratna.com
Fotos: 3,5 e 6 por Namastemundoporjoicegabriela.wordpress.com
Demais fotos: Internet autor não identificado


Nenhum comentário:

Postar um comentário