Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

sábado, 31 de janeiro de 2015

2015 - ANO DE OGUM,IANSÃ,IEMANJÁ E OXUM

A previsão a seguir se dá de acordo com os ritos da Nação e/ou Batuque aqui no Rio Grande do Sul principalmente em Porto Alegre, que sempre difere dos outros estados, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste no Brasil, mais especificamente São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Pelo menos para este ano de 2015, meu Amado Pai Ogum é unanimidade.(Anna Aguyrre)

ORIXÁ OGUM - Imagem Claudia Krindges - 
arte e montagem  imikimi (conforme rodapé da foto)

Nas religiões afrobrasileiras, são tradicionais as previsões neste período próximo da mudança de ano. Pelos búzios, babalorixás costumam consultar os orixás a respeito do período que se avizinha. Mas, mesmo antes de qualquer previsão feita por esse método, eles já apontam as influências, baseados nos orixás regentes.
Danilo de Andrade, o Pai Danilo de Oxalá, 63 anos, que está na religião (Batuque) desde os sete anos de idade e é babalorixá desde os 17, prevê 2015 como um ano equilibrado.

– Esse será um ano da Falange de Ogum (São Jorge no sincretismo com a Igreja Católica) e Iansã (Santa Bárbara). Se fossem só eles, seria um ano de guerra e de broncas, pois são dois guerreiros. Mas, como Oxum e Iemanjá vêm junto, tende a ser tudo melhor – explica.
O babalorixá destaca ainda que, pela crença do Batuque, não será nada bom para quem mente, é falso ou debochado:

– Ogun e Iansã não admitem que zombem – diz.

Com, base nos orixás que, segundo as religiões afrobrasileiras, vão reger o ano, a tendência é que nos primeiros meses ocorram discórdias, principalmente na área política, mas que, com o passar do tempo, a situação se acomode.

Orixá Iansã
O ano que está terminando foi regido pelo orixá Xapanã (no sincretismo, São Lázaro e São Roque). Para as religiões afros, a tendência era de que fosse um período ao mesmo tempo da saúde e das doenças.
Xapanã faz com que os problemas de saúde que estiverem programados no processo cármico de cada um se manifestem. E também cobra o pagamento dos débitos do passado. Por isso, quem estava em dívida no astral, foi cobrado neste ano de Xapanã – argumenta Danilo. De acordo com o Babalorixá, a ascensão do ebola foi uma das consequências.

Para a virada do ano, Danilo de Oxalá recomenda que os fiéis façam oferendas aos orixás que, de acordo com as religiões afrobrasileiras, vão reger 2015. 

– Mas não adianta nada fazer oferenda, fazer pedidos se não tiver muita fé – destaca ele.

Quem estiver perto do mar, pode jogar rosas vermelhas para Iemanjá, despejar meia garrafa de espumante branco, sem álcool, e beber o restante.
– É importante que não sejam deixados vidros ou matanças (de animais) no mar – destaca Danilo.


Oferendas  

* Ogum: um churrasco com costela de sete ossos, farofa e mel por cima, em uma bandeja coberta por folhas de papel verde, vermelha e branca.



* Iansã: abacaxi e rodelas de batata doce fritas no mel, em uma bandeja com papel vermelho e branco.


* Oxum: canjica amarela com quatro ou oito quindins, numa bandeja com folha de papel amarela.


* Iemanjá (juntar com Oxalá): canjica branca, coco e merengue, numa bandeja com folha de papel branca, e outra bandeja com melancia, sobre uma folha de papel azul.

                    
ORIXÁ IEMANJÁ - Imagem Claudia Krindges



Orixás regentes


2014


* Xapanã: orixá da saúde e das doenças. No sincretismo com a Igreja Católica, corresponde a São Lázaro e a São Roque. Cores: vermelho e preto. 

2015

ORIXÁ OXUM - Imagem Claudia Krindges


* Ogun: guerreiro, é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo. É um lutador que defende a lei e a ordem. No sincretismo, é São Jorge. Cores: vermelho, verde e branco.


* Iansã: também é guerreira, a orixá das lutas e conquistas, ventos e tempestades e bonança. Corresponde a Santa Bárbara. Cores: vermelho e branco.

* Oxum: dona do ouro, da paz, do amor e da misericórdia. No sincretismo, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. Cor: amarelo.

* Iemanjá: Rainha do mar. Corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes. Cor: azul



Fonte: Diário Gaúcho





Nenhum comentário:

Postar um comentário