Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

XAPANÃ, OBÁ, IANSÃ E OXUM - REGENTES DO ANO DE 2014

Previsões da Nação Jeje-Ijexá para 2014 



  

Xapanã é o Orixá da transformação. Orixá da mudança e dos opostos. Essa é a energia que vai estar presente em todo o ano de 2014. As previsões serão divididas em 3 quadrimestres. Nos primeiros 04 meses teremos uma energia com bastante movimento. Xapanã Jubiteí traz junto o movimento de Obá e os ventos de Oyá. Isso resulta em um período bastante agitado e por muitas vezes conturbado. É bom que as pessoas estejam cientes do momento, já que as oportunidades vão aparecer e se não agarradas vão escapar. Um período que vai passar muito rápido, assim como tudo que acontecer dentro dele. Para que as coisas tenham solidez, as manobras devem ser rápidas. Não é momento para realizar coisas que demandam tempo e muita reflexão. Período muito bom para quem tem raciocínio rápido e agilidade na elaboração de projetos e execução de tarefas. Janela do ano onde as catástrofes naturais vão acontecer, envolvendo vendavais e água. Um tempo bom para recuperar coisas deixadas para trás em 2013, ajustar questões que ficaram do ano anterior, antes de Abril, antes que entre o período do ano que será regido por Xapanã Belujá.
Iansã acompanha Xapanã durante o ano inteiro. Por um lado é muito bom, pois ambos possuem uma energia de limpeza e movimento. O que faz do ano um momento muito propício para negócios que dependam do cliente final. Ano muito bom para o varejo. Por outro lado são Orixás rígidos nas questões de “executar" as determinações do sagrado. A regra é clara: andar na linha, sempre. Todas as arestas que ficaram de 2013 e não foram aparadas nos primeiros 4 meses, agora serão cobradas por Belujá. Tudo que foi trazido do ano de Xangô tem no começo de Maio seu momento de “acerto de contas.”. Período do ano que vai ser bombardeado por problemas de saúde física e espiritual. Entrem esse quadrimestre com “check-ups” feitos e busquem no período anterior ajustar suas questões espirituais. Oxum Olobá acompanha Xapanã nesse período, traz com Ela as recompensas para os corretos e incorretos. Cada um vai receber exatamente aquilo que merece. Aqui vai um recado especial para quem trabalha com espiritualidade: Não abusem da boa vontade do sagrado, sejam fiéis aos seus líderes espirituais. Façam isso, pois o revés pode ser muito grande e sem conserto.

Os últimos meses vão estar repletos de óbitos. Pessoas com doenças graves serão encaminhadas aqui nesse período, assim como mortes por tragédias estarão presentes nesse tempo. Neste espaço de tempo não se pode brincar com a sorte, pois ela não vai existir: morte por álcool e direção, por exemplo, vai ter um índice alarmante nesse período. Obá volta nesse período do ano para governar com Xapanã Sapatá. Vai ser um período um tanto pesado e tenso, mas com possibilidades de sucesso em todas as áreas. Vai ser um período de muita elaboração mental, talvez por isso o peso. Para as coisas acontecerem, vai ser exigido muito raciocínio. Apenas com muita elaboração os projetos ganharão estrada e avançarão, sem estratégias, nada feito.

De modo geral vai ser um ano com muito movimento, bastante agitado e exatamente por isso, pode ser uma faca de dois gumes, já que as pessoas podem se perder com a empolgação e acabarem não fazendo nada bem feito e o que parece ter um bom futuro, desmoronar como um castelo de areia, exatamente por não receber a atenção necessária. Ou seja, as situações vão mudar como muita frequência da noite para o dia.

É  ano da transformação. O ano dos opostos.

Cores do Ano:

Combinações de vermelho e preto; Lilás.

Cores para todo o ano:

Combinações de vermelho e preto; 

Lilás;

Rosa;

Amarelo escuro

Vermelho e branco

Números do Ano:

7 e seus múltiplos

Comidas para o Ano Novo:

Tenha na mesa pratos e doces com amendoim e feijão para Xapanã, assim como pratos com batata doce e abóbora; além de abacaxi e maçãs para agradas as Yabás que acompanham Xapanã na virada. Sem esquecer dos doces de ovos para Oxum.

 Texto retirado do site:





 SOBRE OS ORIXÁS XAPANÃ E OBÁ


Orixá Xapanã - também conhecido como Obaluaiê ou Obaluaê e/ou Omulu, variações que se dão de acordo com as Nações de origem ou ainda com variações de fases da sua própria vida.
Xapanã é um Orixá originário do antigo Daomé hoje Benin na África. Xapanã é o termo mais utilizado no Batuque do Rio Grande do Sul. É uma das mais importantes divindades cultuadas nos cultos Afros, pois está ligado á saúde. Orixá que gera o bom funcionamento do organismo, Deus das pestes e das moléstias. Possui o rosto coberto pelo filá (espécie de máscara feito com palha da costa) para evitar que se olhe diretamente no rosto a marca deixada pelas chagas. Xapanã é o orixá feiticeiro e faz parte de seus objetos mágicos o pilão com o qual esmaga seus feitiços e a vassoura com que varre os males. Considerado velho, impertinente, ranzinza, Xapanã é muito respeitado pelo povo do Batuque.

Este orixá tem duas formas de representação: Xapanã velho e o jovem, o Xapanã Sapatá. O primeiro tem forte passagem junto aos mortos sendo ele extremamente importante nos rituais fúnebres. As pessoas dedicadas a este orixá mostram-se introspectivos, reservados, observadores, modestos, simples e misteriosos, são capazes de abster-se de suas necessidades e interesses para consagrarem o bem-estar dos outros. São também apaixonados e estão sempre vivendo um grande amor, normalmente frustrado. Amantes constantes e excelentes parceiros.




Orixá Obá - Orixá feminina, guerreira, temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos. Esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô. Quando manifestada, esconde a falta de uma orelha com a mão. É muito enérgica, possui entre seu axé o corte, tendo entre seus objetos mágicos a navalha. Está associada a tudo o que lembre máquinas e movimento,pois é a dona da roda. Orixá de grande poder e sabedoria, é a deusa dos amores arrebatados e absolutos. Para Obá, paixão é razão de sofrimento, de disputa e de submissão mal aceita.




OBS: As denominações que vem ao lado do nome do Orixá, significam as qualidades do mesmo. Exemplos:


Qualidades: 

Jubeteí ou Jubiteí,Belujá, Sapatá sendo que:

*Jubetei: É o mais jovem.

*Belujá:Responde com os Orixás de praia. É o Xapanã de meia idade.

*Sapatá:Responde na lomba e nas encruzilhadas. É o velho, o feiticeiro, o deus da varíola e das doenças de pele. 


O mesmo procede para Orixá Oxum Olobá, sendo Olobá qualidade que designa a mesma sendo:


* Olobá : Uma Oxum velha porém que se manifesta ereta, é maternal e amorosa.


* Sobre os Orixás Xapanã e Obá e as qualidades dos Orixás pesquisa feita por mim Anna Aguyrre, visando um melhor entendimento do texto e das nomenclaturas apresentadas.

* Leia sobre a religião Afro-Brasileira no Rio Grande do Sul denominada Batuque, pois ajudará a entender o porque da diferença nas regências e previsões dos Orixás com o resto do Brasil. Acesse o link:



Imagens Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário