Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

sábado, 14 de setembro de 2013

O QUE É O REIKI ???




       REIKI é uma técnica de captação e transmissão da Energia Universal, sua palavra significa Energia Vital Universal.

        REIKI não é um dogma, uma religião, mas é um método cientifico completo para a autocura, trata do corpo como um todo e naturalmente alinha energia na dinâmica Físico, Emocional, Mental e Espiritual. Restaura a Energia Vital em todas as partes interligadas do seu ser e promove sua tendência interior natural para crescer em direção à saúde e perfeição, mantendo sua saúde e seu sentido de bem estar equilibrados. Expansão de consciência que o colocará em contato com o seu Eu verdadeiro, com seu próprio Eu Sou Divino. 

        É a Energia Universal que, concentrada nas mãos de uma pessoa tem funções de ajuda curativa para seu corpo e sua psique. É um sistema que capta e multiplica a energia e que no ser humano ativa suas energias naturais que estão diminuindo, restaurando-as e a seu estado de saúde.

        O REIKI é um sistema energético, que através da Energia Universal (REI) serve de ponte para unir a energia humana (KI) com a Energia Divina (DEUS).

         Este sistema é aplicável em todos os organismos vivos (homens, animais e plantas). Neste sistema de captação e passagem de energias, é bom que se diga que as energias passadas não são as energias próprias do curador, senão que ele é apenas um instrumento de passagem de Energia Universal, se o operador estiver devidamente habilitado por um Mestre Reiki.

         Para aplicar a energia REIKI não é necessário nenhum tipo de aparelho ou equipamento. O único requisito para aplicação deste sistema é a habilitação dada por um Mestre Reiki habilitado e uma vida de acordo com a energia que se administra (5 princípios).

         O REIKI revigora e equilibra todos os 7 Chakras ou Centros Maiores de Energia e os inumeráveis Chakras e/ou Centros Menores de maneira a aumentar a força vital de qualquer ser vivo: homem, animal, ou planta.

         Para entendermos melhor o que é Reiki e seu funcionamento, precisamos esclarecer o que é energia, pois o REIKI como vimos acima é um sistema energético que combina a ação da Energia Universal (REI) e a Energia Humana (KI).

ENERGIA

         Em termos gerais, energia é uma força que gera movimento. Ela pode ativar motores como a energia combustível, aquecer como a luz elétrica, explodir como a energia nuclear, iluminar como a energia divina e aconchegar como a energia da mãe. Também pode semear iluminar, ativar e abraçar a própria vida: esta é a Energia Vital. É ela que mantém as funções do corpo, o bem-estar pessoal, o ambiente benfazejo, balança os mares e agita os ventos, pois permeia toda a Terra animando a centelha de vida em todo ser, seja uma ameba, um ser humano ou o próprio planeta.

Algumas de suas manifestações são bem identificadas, ou seja, através da nomenclatura dada pela física clássica (energia térmica, mecânica, cibernética, nuclear, elétrica, cinética, magnética, etc.) sendo que a energia foi definida como sendo "todo o agente capaz de produzir trabalho”.

        A etimologia da palavra energia vem do grego "energes" (ativo), esta por sua vez provém de "ergon" que significa obra, então a palavra indica que a energia implica em atividade.

Existem vários tipos de energia, sendo que a primeira energia que temos contato é a energia cósmica, que recebemos ao darmos a primeira respirada quando nascemos, e outras mais, tais como energia: Quântica, Solar, Hidráulica, etc.

A ENERGIA REI E A ENERGIA KI

Assim sabendo o que é REIKI e o que é Energia, podemos verificar o significado da palavra REIKI, nas duas energias que a forma:

ENERGIA REI:

      Rei é a Sabedoria Universal, a Origem, Deus/Deusa, o Criador, Aquele Que É, A Chama, Buddha, Brahma, a Ordem Natural, Odin, Tupã, o Tao. É a inteligência natural, harmônica e essencial que sustenta a Energia Vital (Ki).
         Inteligência Divina manifesta. Matriz de tudo o que é. Gerencia o fluxo da energia Ki em todos os seres, fazendo-os retornar aos moldes originais, quando necessário. Notem que todos os seres tem, originalmente, a matriz correta do fluxo da energia Ki. Como temos livre-arbítrio, o Universo permite que nos afastemos dessa harmonia, através de bloqueios oriundos de comportamentos, emoções e crenças danosas. Contudo, o mesmo Universo dá a oportunidade de obter novamente esse equilíbrio que gera felicidade, saúde e prosperidade, por meio da mudança interior. A energia Reiki é uma potente catalisadora nesse processo.

ENERGIA KI

         É a Energia Vital a força propulsora da vida. Sem ela morremos. É oriunda do sol, e pode ser captada pela radiação desse astro, por alimentos  frescos in natura, pelo ar, e em contato direto com uma pessoa harmonizada (canalizador).

         Cada cultura dá nomes diferenciados a essa energia vital. Os Polinésios a chamam de MANA, os índios americanos de ORENDA; na Índia é PRANA; em hebraico RUACH; nos países islâmicos BARRAKA, na China CHI; no Japão KI e para os russos é ENERGIA BIOPLASMÁTICA.

         Na Bíblia Sagrada há, no Gênese, a referência ao “sopro de vida que constitui a verdadeira chave da existência humana, uma força que anima e sustenta a vida”.

        Na Índia fala-se PRANA quando se refere a própria força interior. Esta energia pode ser captada de diferentes formas. Uma destas técnicas é o PRANAYAMA, com base na respiração. Os Indianos afirmam que pelo nariz obtemos o PRANA, a energia vital, existente no ambiente.
         Podemos ainda absorver o PRANA que existe nos alimentos através das papilas gustativas. Quanto mais tempo mantivermos os alimentos (não industrializados) na língua, maior será a quantidade de PRANA que obteremos.

         Fazem também os Indianos, a diferença entre inalar pela narina direita ou esquerda. O canal esquerdo chamado IDA, corresponde à natureza feminina, visual, emocional (lua); o direito é PINGALA de natureza masculina, elétrica, verbal, racional, proporciona vitalidade (sol).

         Os Chineses falam de CHI, força primordial de vida; como quando o espermatozoide atravessa o óvulo. É o fluxo contínuo fluindo da energia que une os diferentes tecidos, órgãos, funções cerebrais, formando o todo, a pessoa.

         Os cristãos falam de LUZ do Espírito Santo.

         Os Egípcios falam de KA, os Gregos de PNEUMA; os alquimistas de O FLUIDO DA VIDA; Hipócrates de O PODER DE SANAR A NATUREZA e também de FOGO INTERIOR, o Barão de Reinchenbach de FORÇA ÓDICA; Pitágoras de FOGO CENTRAL, entre outras tantas definições.

          Todas estas denominações para a mesma energia diferenciam-se na prática.  

             Diferentes culturas em tempos diferentes criaram diversos métodos de captação e aplicação desta energia, como a Acupuntura, o Pranayama, o estudo do Torá, o passe Espírita, a benção Cristã e a Pajelança dos xamãs.

         O REIKI, por exemplo, canaliza através das mãos que desempenham importante papel de transmissão da energia KI.

          As mãos servem para dar e receber.

         Todos devem dar e receber REIKI.

         Todos aqueles que desejam contatar a energia universal podem fazê-lo dando ou recebendo.

         Dar e receber são um ato de amor.

         O REIKI é uma dádiva de amor, o melhor agente curador, é uma qualidade de energia vital. 

REI - Energia Celestial, divina, que gerencia a distribuição da KI - Energia Vital.


Texto: Embasado  Apostila do Curso de Reiki - Nivel I - Shoden de Anna Cirene Aguyrre

Bibliografia:

- Apostila: Reiki Nível I -Usui Shiki Ryoho por SWAMI JIVAN MOULIK E LORENA SAVI ( Meus Mestres)
                              
- Apostila do Curso Reiki Usui Reiki Ryoho Shoden – Primeiro Grau
                            Orientações de Swami Shankara    

- Apostila do Curso de Reiki Sistema Usui Shiki Ryoho Nível I -Shoden - Projeto Luz  
                                 Plínio Ganzer Moreira
                                 Luiz Franklin Mattos
                               
- E outras Fontes Diversas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário