domingo, 31 de março de 2013

HOLI - O FESTIVAL DAS CORES




O Holi, ou também Festival das cores, é um evento que acontece nos meses de Fevereiro e Março na Índia e comemora a entrada da primavera.  Seu dia de comemoração depende da entrada da lua cheia no mês de Phalugna ou Falguna, que correspondem a fevereiro ou março.
.
O Holi é celebrado por crianças e adultos.

Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.

Holi, também chamado de Festival das Cores, é um popular festival hindu da Primavera observado na Índia, Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal. Em Bengala Ocidental da Índia e do Bangladesh, é conhecido como Dolyatra (Doljatra) ou Boshonto Utsav ( "Festa da Primavera").

HISTÓRIA E SIGNIFICADO


Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana para alguns o Deus era Vishnu. Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível filha Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. 

Lord Naarayana reconheceu-a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda.

Outra lenda aponta que o deus Krishna, por causa de seu imortal amor por Radha, lançou cores no rosto da mesma para escurecê-la, já que ela tinha a pela mais clara do que a dele. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.
Assim, Krishna daria início a festa da cor, a qual consegue atenuar momentaneamente as gritantes diferenças sociais da rígida sociedade indiana, já que essa é a única celebração que envolve todo país.

Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê .

O Holi atualmente virou atração turística mundial, atraindo milhões de turistas para a Índia.



FONTE:

- Wikipédia, a enciclopédia livre.

- Site: Mundo Itapema 

- Site: Tripfeeling.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário